A Câmara Municipal de Aveiro informa da realização da VIII Feira do Sal, de 18 a 21 de julho, no Largo do Rossio. Trata-se de uma organização do Município que tem como principal objectivo a promoção do Sal Artesanal de Aveiro, a valorização e sensibilização para o Património Natural e Cultural, bem como da preservação da identidade e da memória colectiva aveirense, na qual o sal ocupa lugar de destaque.
Este certame conta, à semelhança de anos anteriores, com a participação de produtores da Região de Aveiro, mas também de outras localidades como a Figueira da Foz e Rio Maior. A Região de Aveiro far-se-á representar pelo Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, Turismo do Centro, SalTalQual, Salineira Aveirense, Ilha dos Puxadoiros, Beleza do Sal, Visita temática “O SAL” Aveiro, Grupo Cénico das Barrocas, Grupo Cantares Xailes de Aveiro e pela CIRA – Gabinete de Ação Costeira. Participam ainda a Casa do Sal da Figueira e o Ecomuseu Salinas de Rio Maior.
Um dos momentos altos da Feira de Sal irá acontecer no dia 20, às 11horas, no Ecomuseu Marinha da Troncalhada, com a Festa Tradicional da Botadela.
A Botadela marca o início da produção sazonal de sal nas salinas de Aveiro. Festa caraterística do salgado aveirense que se traduz em profunda manifestação de regozijo, por parte do marnoto, em botar a sua marinha a sal. Os marnotos da Ria de Aveiro exercem nesse dia, a árdua tarefa de andoar / arear os cristalizadores, enquanto as mulheres confecionam o jantar da botadela (almoço).
O jantar tradicional, confecionado no local, numa panela de ferro, consiste habitualmente em escoado de bacalhau, sardinha amarela ou carapau a par. Terminada a impermeabilização dos fundos dos cristalizadores, todos os participantes no evento, comem da bacia: o marnoto e a família, os amigos, as mulheres e as filhas dos marnotos vizinhos. Para beber os participantes têm água e vinho tinto. Depois do jantar da botadela vem o arriar da moira, o botar a marinha a sal, ao som de danças e cantares regionais, o nascimento das pedrinhas de sal, das estrelas e dos montes de sal.
A Feira de Sal pode ser visitada de quinta a domingo, das 15.00 às 23.00 horas, no Largo do Rossio, em Aveiro, para onde está prevista a realização de diversas atividades culturais. O programa pode ser consultado em anexo.
Para mais informações, deve consultar-se o Museu da Cidade de Aveiro através dos seguintes contactos: 234 406 485 | museucidade@cm-aveiro.pt