Para marcar o arranque de Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024 (Aveiro 2024) e a Passagem do Ano, a Câmara Municipal de Aveiro convida todos a assistirem à contagem decrescente para o novo ano no Canal Central da Ria de Aveiro, na zona do Rossio e áreas adjacentes.
Os primeiros segundos de 2024 vão contar com espetáculo aquático e piromusical, que vai revestir a Ria de Aveiro e a zona central da Cidade, de som e luz para celebrar o início de um ano “com infinitas possibilidades”, proporcionado pelo facto de Aveiro ser Capital Portuguesa da Cultura.
Para realização das celebrações, será necessário proceder a diversos cortes e condicionamentos do trânsito para salvaguarda de um perímetro de segurança motivado pela realização do espetáculo piromusical.
Devido à realização do espetáculo piromusical, no Canal Central da Ria de Aveiro, e por razões objetivas de segurança, estará impossibilidade o acesso ao corredor pedonal do largo do Rossio, contíguo ao Canal.
No que respeita à circulação automóvel, o acesso à zona do Rossio e ao Bairro da Beira Mar estará muito condicionado, pelo que apelamos a todos aqueles que desejem festejar a entrada no novo ano no Centro da Cidade de Aveiro, que possam deixar o automóvel em locais periféricos, preferindo a deslocação pedonal, para chegarem de forma rápida e em segurança ao epicentro das comemorações.
Com início às 22h00 do dia 31 de dezembro de 2023, estará cortado o acesso aos seguintes arruamentos:
- Avenida Dr. Lourenço Peixinho (Rua de Agostinho Pinheiro);
 - Cais do Alboi / Rua da Liberdade;
 - Ponte de São João;
 - Rotunda das Pirâmides;
 - Rua Conselheiro Luís Magalhães;
 - Rua da Arrochela;
 - Rua da Liberdade (Alboi);
 - Rua das Tricanas;
 - Rua de José Rabumba / Trav. Arrochela;
 - Rua do Batalhão de Caçadores 10 (Fórum Aveiro);
 - Rua do Lavadouro;
 - Rua Dr. Bernardino Machado;
 - Rua Homem Cristo Filho/ Trav. Beatas;
 - Travessa do Lavadouro.
 
A CMA pede que se evitem ao máximo as seguintes vias, que estarão muito condicionadas para a circulação do trânsito:
- Rua do Batalhão de Caçadores 10 – junto à Travessa da Rua do Batalhão de Caçadores 10 (acesso às Florinhas do Vouga e Cemitério Central de Aveiro);
 - Rua dos Santos Mártires (junto à Rua da Pega / Rua Calouste Gulbenkian);
 - Rua do Príncipe Perfeito (controlo na zona pedonal).
 
Com o objetivo de manter o nível de segurança muito elevado para o evento de Passagem de Ano, a CMA decidiu ainda, vedar a possibilidade de estacionamento nas vias adjacentes ao largo do Rossio nas horas prévias ao evento, permitindo a criação de dispositivos de segurança e circulação pedonal controlada e acesso livre a veículos de emergência médica e de segurança pública, caso seja necessário.
Também por questões de segurança e para garantir a devida preparação do espetáculo aquático e piromusical da Passagem do Ano, toda a navegação no Canal do Paraíso está interdita até às 17.00 horas do dia 1 de janeiro de 2024, e tem alguns condicionamentos ao nível da largura do corredor de navegação, no Canal Central e no Canal das Pirâmides.
Notícias relacionadas
- 
            
                    30 Dezembro 2020
OBRA DE ALARGAMENTO DO TABULEIRO NA PASSAGEM SUPERIOR SOBRE A LINHA DO NORTE ...
- Condicionamentos de trânsito - Decorre a bom ritmo a obra de alargamento do tabuleiro na passagem superior sobre a Linha ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias - 
            
                    
23 Novembro 2021OBRA DO ROSSIO: ALTERAÇÕES AO TRÂNSITO
A nova fase da obra de requalificação do Rossio e da Praça Humberto Delgado/ Rotunda das Pontes, em curso desde o passado dia ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias 
