Caros(as) Munícipes
Dezembro é aquele mês especial, porque fecha mais um ano de vida e de realizações e anuncia um ano novo para o qual partimos determinados e cheios de esperança em tempos e vidas melhores. Quero desejar a todos Boas Festas, com um Feliz Natal e o Melhor dos Anos em 2015, convidando todos a participarem nas ações de um programa especial que elaborámos para si e que denominamos “Boas Festas em Aveiro”.
“Boas Festas em Aveiro” é uma organização e uma aposta da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), que junta muitos Parceiros e muitas festas e motivos de encontro para vivermos de forma diferente o Natal e a Passagem do Ano, levando-nos até à Festa em Honra de São Gonçalinho, superiormente organizada pela sua Mordomia e agora assumida como de relevante interesse municipal. Conheça o programa, participe e tenha “Boas Festas em Aveiro”.
Depois da Assembleia Municipal ter aprovado no dia 29 de novembro as Grandes Opções do Plano e o Orçamento da CMA para o ano 2015, temos formalizado o documento de gestão para o importante ano de 2015, de capital importância para a Câmara e o Município de Aveiro, cumprindo objetivos de reorganização e de reestruturação financeira, implementando políticas de desenvolvimento em todas as áreas relevantes para a vida dos Cidadãos.
A participação de todos dos Cidadãos e Forças Vivas reveste-se da maior importância para que tenhamos o sucesso que necessitamos e queremos.
Com o ensejo das vivências mais solidárias do tempo de Natal, partilho uma perspetiva sobre a importância da solidariedade e da cooperação entre os Municípios da Região de Aveiro, atualmente liderados na sua Comunidade Intermunicipal pela CMA.
Alguns dos objetivos mais importantes que temos para concretizar em 2015 têm vida e escala intermunicipal, nomeadamente ao nível da AdRA-Águas da Região de Aveiro, do Polis da Ria de Aveiro, do Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro, do Parque de Ciência e Inovação, do Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar, da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, da Associação de Municípios do Carvoeiro-Vouga, entre outros.
A gestão municipal vai continuar a estar devidamente comprometida com os compromissos assumidos ao nível da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro que têm uma expressão relevante ao nível da responsabilidade e da dimensão financeira de execução de projetos de investimento e dos planos de formação dos Funcionários Municipais. Destaque muito especial para os projetos de natureza intermunicipal que queremos executar com a utilização dos Fundos Comunitários do Portugal 2020, nomeadamente no que respeita à Ria de Aveiro (Polis 2), ao Baixo Vouga Lagunar, ao Empreendedorismo e à Mobilidade.
As relações com os outros Municípios no âmbito bilateral e o trabalho na ANMP, vão continuar a ter um espaço de grande importância na gestão da CMA.
Unidos temos sido e vamos ser cada vez mais fortes e mais capazes de realizar desenvolvimento e qualidade de vida.
A Cidadania ativa que queremos ver crescer no Município de Aveiro, deve assumir também presença na dimensão intermunicipal da Região de Aveiro. Participar na vida da Comunidade tem aí um papel insubstituível.
É também por isso que relembro a utilização da nova “agenda Aveiro” respeitante a dezembro 2014, na sua terceira edição, com muitas informações e convites para si, e que pode conhecer em www.cm-aveiro.pt: divulgue e participe.
Bom Mês, Bom Trabalho, Tudo de Bom.
Um Abraço,
José Ribau Esteves, eng.
Presidente da Câmara Municipal de Aveiro