
O Teatro Aveirense realiza um ciclo sobre a Europa, apresentando dois espetáculos e duas conversas em torno deste tópico tão relevante para o quotidiano dos portugueses. O Ciclo Europa irá decorrer esta sexta-feira e sábado, dias 26 e 27 de junho, com os espetáculos “Sr. Moedas”, da Companhia João Garcia Miguel e “Canto da Europa – Leitura Encenada”, de Jacinto Lucas Pires.
Após o espetáculo de sexta-feira, Carlos Moedas participa em “Conversas depois de cena”, enquanto que no sábado, Jacinto Lucas Pires será o convidado deste momento especial. João Garcia Miguel estará presente nas “Conversas” dos dois dias.
O Ciclo Europa começa com o espetáculo “Sr. Moedas”, na sexta-feira. Um monólogo interpretado pela atriz Sara Ribeiro, que em palco se desdobra em múltiplas personagens. O espetáculo faz uma introspeção aos tempos de Carlos Moedas em Bruxelas, tendo como inspiração a própria visão do ex-Comissário sobre a Europa e a sua experiência na Comissão Europeia. “Sr. Moedas” e a importância da União Europeia na vida de todos nós.
“Através da entrevista que realizámos ao Comissário, tivemos acesso privilegiado às suas histórias, ideias e vivências, pelo que as transportámos para cena, transmitindo não só aspetos relativos à sua experiência profissional, mas também fazendo um retrato pessoal, abordando até a sua infância no Alentejo, o período de escola e a família”, explica João Garcia Miguel, autor e encenador do espetáculo.
Antes de chegar ao Teatro Aveirense, a peça passou por Lisboa, Holanda, Roménia, Itália e Letónia, integrando a iniciativa internacional “Comichão Europeia”: “Depois de toda a viagem que fizemos com esta produção, percebemos que era tão importante dar a conhecer a visão portuguesa face a Europa além-fronteiras, como promover o debate e questionamento entre os portugueses e é por isso que estamos a levar a peça mais longe, também fora das grandes cidades, porque a Europa é um assunto de todos”, acrescenta o encenador.
Canto da Europa
No dia seguinte, sábado, 27 de junho, o Salão Nobre do Teatro Aveirense recebe “Canto da Europa – Leitura Encenada”, um texto de Jacinto Lucas Pires que canta um continente, olhando-o a partir de um dos seus cantos. É Portugal, no canto da Europa, a cantar o continente dos seus sonhos e das suas realidades. Encontro de teatro e música, este espetáculo é também marcado pelo confronto entre o contemporâneo e o erudito. E esse é o caminho para cantar um continente também ele feito de confrontos de ideias, culturas e de épocas.
Notícias relacionadas
-
22 Outubro 2021
CIRCO CONTEMPORÂNEO NO TEATRO AVEIRENSE
- Espetáculo premiado da Compagnia Baccalá sobe ao palco no domingo - No próximo domingo, dia 24 de outubro, às 19h00, o ...Notícias -
20 Abril 2022
COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL
SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO 25 DE ABRIL Terá lugar uma Sessão Solene comemorativa dos 48 anos do 25 de Abril de 1974 na ...Notícias