
O Executivo Municipal deliberou aprovar o Memorando de Entendimento entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Universidade de Artes Aplicadas de Viena de Áustria, para o fomento da estratégia de desenvolvimento e de implementação das artes digitais, concedendo a eventos como o Criatech – Criatividade Digital, uma dimensão europeia, fator essencial na candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.
A referida Universidade é uma das instituições mais relevantes e prestigiadas nesta área a nível mundial, com destaque para a qualidade artística e de investigação intrínseca à instituição, assim como a notoriedade e percurso profissional, artístico e académico a nível internacional dos seus responsáveis, que são prova inequívoca da mais valia que esta parceria confere à CMA, ao Criatech e ao nosso programa dedicado às artes digitais.
Destaque para a participação neste Memorando de Ruth Schnell, Martin Kusch e Patrícia J. Reis.
Ruth Schnell é diretora do departamento de Artes Digitais da Universidade de Artes Aplicadas de Viena, sendo atualmente uma das mais proeminentes e premiadas criadoras na sua área e Consultora do Governo Federal Austríaco e do Ministério da Educação, desde 2007.
Martin Kusch é professor na Universidade de Artes Aplicadas de Viena, fundador do coletivo Kondition Pluriel e artista com trabalho exposto nos maiores festivais e instituições a nível mundial.
Patrícia J. Reis é uma artista e investigadora portuguesa, sendo uma das figuras mais reconhecidas no campo das artes digitais a nível nacional. Radicada atualmente em Viena, tem exposto e colaborado com os mais prestigiados festivais e instituições mundiais na sua área.