Durante todo o ano letivo a Câmara Municipal de Aveiro promoverá a atividade “Vem Aprender a Programa”, totalmente dedicada à Plataforma UBBU, na Casa Municipal da Cidadania, com início em outubro.
Repartidos em dois níveis (mediante já tenham ou não frequentado esta atividade anteriormente) os alunos do Ensino Básico do Município terão a oportunidade de contactar com equipamentos e tecnologias digitais, para que possam usar de forma eficiente, crítica e responsável as tecnologias digitais.
A turma Nível I iniciará no dia 9 de outubro e decorrerá às quartas-feiras, destinada aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico que integrem pela primeira vez a atividade. Por sua vez, a turma de Nível II, iniciará no dia 10 de outubro, terá lugar às quintas-feiras para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico que já frequentaram o Nível I, ou para alunos do 2.º Ciclo Ensino Básico que integrem pela primeira vez a atividade. Ambas as sessões decorrem das 16h30 às 18h30. As inscrições estão disponíveis através de preenchimento de ficha de inscrição disponível no site https://www.aveirotechcity.pt/pt/atividades/vem-aprender-programar
Esta ação desenvolve-se no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City e do programa de Educação STEAM do Município de Aveiro que pretende promover o interesse e o desenvolvimento de competências nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), proporcionando às Crianças e Jovens o contacto com diversos equipamentos e tecnologias digitais, para uma utilização eficiente, crítica e responsável das tecnologias digitais.
Um dos projetos que implementamos anualmente nas Escolas de 1º Ciclo do Município é a plataforma UBBU - Literacia em Código que disponibiliza um currículo para cada ano de escolaridade, com aproximadamente 100 blocos de conteúdos distintos, desenvolvidos consoante as metas curriculares e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. A UBBU prepara Crianças e Jovens para as competências do futuro, desenvolvendo as faculdades e os conhecimentos básicos das ciências da computação, o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e a melhoria do desempenho em diversas áreas como a matemática e os restantes domínios STEAM.
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