Domingo 29 junho
10h30 Hora do conto com Karla Calasans, interpretação em língua gestual por Catarina Dinis [Stand FNAC]
Oji – A arqueóloga do Futuro é uma menina negra nascida no Brasil. Seu nome é de origem nigeriana e significa – “A portadora de presentes”. Desde muito pequena, sempre se interessou em estudar culturas e modos de vida de diferentes sociedades humanas, tanto do presente quanto do passado.
Há um tempo, ela ama dizer a todos que é Oji – A Arqueóloga do Futuro. Isso tudo se deu depois que sua avó começou a contar-lhe diversas histórias dos seus ancestrais, mostrando-lhe objetos, músicas, danças, escrituras e tantas outras coisas que ela desconhecia. Então, a partir desse momento, Oji passou a querer saber mais e mais dessas histórias.
11h00 Lilliput – A menina e o mar por Marionetas Rui Sousa [Mercado do Peixe]
Hoje serão apresentadas uma sucessão de episódios heróicos e aventureiros do nosso Dom Roberto. São contadas aventuras de amor, justiça e com muita comédia à mistura, como é desde o séc. XVIII. Este teatro popular é transversal a muitas gerações e diverte ainda hoje miúdos e graúdos.
Rui Sousa comemora este ano 25 anos de carreira como marionetista profissional e é um dos poucos portadores deste estandarte cultural que é o Teatro Dom Roberto.
14h00 Mesa redonda “A palavra que ensina: literatura como instrumento de descoberta” [Mercado do Peixe]
Convidados: Filipe Monteiro, Aida Viegas e Conceição Oliveira
Filipe Monteiro iniciou a sua aventura literária em 2011, com o lançamento do seu primeiro livro infantil O menino que sonhava salvar o mundo. Seguiu-se, o seu primeiro romance, O Segredo da Serra dos Candeeiros e, um ano depois um novo livro infantojuvenil, Mestre Carbono, o Cientista. Apaixonado pelo ilusionismo, é membro das duas principais associações em Portugal — o Clube Ilusionista Fenianos e a Associação Portuguesa de Ilusionismo.
Aida Viegas nasceu em Malhapão, Oiã, mas mora em Aveiro há quase meio século. Foi professora e tem uma extensa obra artística na literatura e na pintura. Rios de fogo e madrugadas de luz, Tempo das delícias e Lampejos são alguns dos seus livros anteriores. O seu 15.º livro, Amo-te Aveiro, foi lançado em janeiro.
Conceição Oliveira, por sua vez, é natural de Aveiro e é licenciada em Ensino de Português e Francês, pela Universidade de Aveiro. Tem trabalhos publicados em jornais escolares e outros e é autora de várias obras nas seguintes modalidades: poesia, conto e literatura infantil. Coautora em mais de uma centena de coletâneas, antologias, agendas e revistas culturais, em diversos países: Portugal, Brasil, Moçambique, Roménia, Equador, e pelo Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora.
15h00 Apresentação do livro “Celebrity Crush” de Clara Novo e “Encontra-me” de Manuela Pereira [Mercado do Peixe]
Clara Novo nasceu no Porto, mas cresceu entre Bragança e Aveiro. Estudou Teatro na Escola Superior Artística do Porto, mas foi na Grécia que se formou em Criminologia. Continuou a saltitar pelo mundo e a explorar a mente humana, vivendo depois em Londres, onde fez o seu mestrado em Combate ao Crime organizado e ao Terrorismo. Além disso, escreve livros e é a mãe babada de três bichanos: o Oliver, o Nero e a Kira e um cão, o Dobby.
Manuela Pereira, por sua vez, é empresária, estudou psicologia na universidade de Aveiro e nos tempos livres pratica ballet. Escreve desde criança, sendo esta uma das suas grandes paixões. Vive em Aveiro com a sua família e confessa-se uma amante do mar, da natureza e da descoberta do mundo.
Gosta de transformar em arte tudo o que vê, e considera que ela está nos lugares mais inesperados.
16h00
À conversa com Bruno Viera Amaral [Mercado do Peixe]
Licenciado em História, é escritor, crítico literário e tradutor, tendo recebido vários prémios literários.
O seu mais recente livro, "Toda a Gente Tem um Plano" (2024), retoma a temática do quotidiano suburbano, com histórias de vidas comuns e decisões difíceis.
Sessão de autógrafos
Com Clara Novo e Manuela Pereira [Stand Autores da Região de Aveiro]
Com Carlos César Silva, autor do livro “Quando a porta se abrir outra vez” [Stand Cordel d’Prata/Meialonga]
17h00
Sessão de autógrafos
Com José Alberto Neves [Stand Autores da Região de Aveiro]
José Alberto Neves, nasceu em Oliveira do Bairro. É Licenciado em Auditoria, Pós-Graduado em Relações Internacionais e Mestre em Direito, com Especialização em Ciências Jurídico-Políticas. Gestor de Empresas e Professor dos Ensinos Secundário e Superior. Dirigente Associativo e Piloto de aviões. Tem publicado os livros "Catalunha – Questão Política ou Questão Jurídica?", "Do Inverno à Primavera" e "O conflito Israelo-Árabe".
Com Mariana Pereira, autora do livro “Cartas Terapêuticas” [Stand DNL Convergência]
À conversa com Inês de Meneses [Mercado do Peixe]
Jornalista, radialista e autora, apresenta há quase 20 anos o programa 'Fala com Ela'.
Em “Linhas de Valor Acrescentado” a vida acontece com os amores por cumprir - e com aqueles que se cumpriram em pleno e que nunca se conjugam no pretérito perfeito -, com as paixões que fazem os anos parecer instantes e com os amigos que nos resgatam da “claustrofobia quotidiana”.
18h00
Apresentação do livro “O caminho da solitude” de Susana Freitas [Mercado do Peixe]
Em setembro de 2014, lançou o seu primeiro livro. Um conto escrito e ilustrado por si própria “A Menina e a Sábia”.
Dois anos mais tarde, fundou a Sana Editora, um projeto literário que já conta com mais de uma dezena de livros editados, alguns já em segundas edições e várias atividades ligadas ao campo da edição e acompanhamento de autores. Hoje dinamiza um blog pessoal onde partilha a sua evolução e o seu percurso na escrita e pintura: http://sanafreitas.blogspot.pt/
Os leitores da meia-noite com Bruna Serra [Stand FNAC]
Junta-te ao grupo dos leitores da meia-noite e, em conjunto com a Bruna, entra no mundo da fantasia e do YA!
19h00 Sunset musical com Orquestra Filarmonia das Beiras [Praça Mundial de Clubes]