Sábado 21 de junho
11h00 [Mercado do Peixe]
14h00 Apresentação de livro “Ser forte” de Ana Cristina Rodrigues [Mercado do Peixe]
“Francisca é uma menina alegre com um sorriso luminoso, daqueles que nos enche o coração e nos faz sorrir de volta, só porque sim. Só um sorriso cheio de luz e generoso tem este efeito nas pessoas. Talvez, a sua força estivesse neste sorriso fácil e aberto!”
Os direitos de autor deste livro são doados à Pediatria do IPO de Lisboa.
15h00
Apresentação do livro “Do amor e outras inquietações” de Francisco Gamelas [Mercado do peixe]
Nasceu em Aveiro em 1949. Publicou dois trabalhos no âmbito do ensaio histórico sociológico: “O Apelido Gamellas – um património histórico e sociológico de Aveiro” e “Lavradores de Vilar ou o casamento interpares como estratégia de sobrevivência” e em 2016 um volume de memórias sobre a sua participação obrigatória na Guerra Colonial em África: “Outro Olhar – Guiné 1971 – 1973”. O presente livro recolhe, de forma alargada, o essencial da sua produção poética nestes últimos oito anos.
Sessão de autógrafos com Rosa Fonseca [Stand Autores da Região de Aveiro]
Nascida em Aveiro, para a autora Escrever é o caminho que me liberta na própria liberdade da criação… O conhecimento do meu lado mais emotivo e consentido. É na escrita que me (re) encontro… a poesia vem de uma constante inquietude e inconformismo. É a alma em ebulição em total liberdade… visito-me noutra morada.
16h00
Sessão de autógrafos com Edgar Pedro
Autor do livro “A dança dos pássaros invisíveis” [Stand DNL Convergência]
Clube das mulheres escritoras [Mercado do Peixe]
Convidadas: Mafalda Santos e Gabriela Relvas
Mafalda Santos nasceu em Lisboa em 1982. Filha de mãe professora e pai jornalista, estudou Teatro/Encenação na Escola Superior de Teatro e Cinema. É autora de várias obras, incluindo peças e romances. Entre os seus títulos estão "Aquilo que o Sono Esconde", "Enquanto o Fim Não Vem" e "Conta-me Escuridão", centrados em temas como a memória e a condição humana.
Gabriela Relvas, por sua vez, nasceu no Porto em 1983. Licenciou-se em Comunicação Social pela ESEC e formou-se como atriz na escola In Impetus, em Lisboa. É conhecida por papéis em produções como 'Mulheres de Abril', 'Sefarad' e 'Motel Valkirias'. Trabalha regularmente em teatro, cinema e televisão.
Sessão de autógrafos com Luís Serrano [Stand Autores da Região de Aveiro]
Nasceu em Évora, mas reside há muitos anos em Aveiro, tendo sido investigador na Universidade de Aveiro entre 1975 e 2001. Publicou inúmeros livros de poesia, sendo o mais recente “Vozes perdidas entre Terra e Céu”.
17h00
Apresentação do livro “Mapa dos amores incompletos” de Rosa Alice Branco [Mercado do Peixe]
Rosa Alice Branco nasceu em Aveiro em 1950. Tem mais de uma dezena de livros de poesia publicados em Portugal, incluindo a sua obra poética reunida Mapa dos Amores Incompletos, publicado este ano. Reconhecida internacionalmente, a autora tem a sua poesia publicada em inúmeros países, tanto em livros quanto em revistas literárias. Venceu diversos prémios internacionais, entre eles o Prémio Espiral Maior de Poesia, em 2008, com Gado do Senhor, cuja versão em inglês foi considerada, pela The Chicago Review of Books, como um dos 12 melhores livros de poesia dos EUA, de 2016. A par com a atividade literária, Rosa Alice Branco tem um doutoramento em Filosofia Contemporânea, e dedica-se profissionalmente à Neuropsicologia da Perceção e à Estética. É tradutora, investigadora e promotora cultural.
Sessão de autógrafos
Ana Martins [Stand Autores da Região de Aveiro]
Sandra Mieko autora do livro “Ecos da Alma” [Stand DNL Convergência]
18h00
Sessão de autógrafos
Filipe Ferro Calhau [Stand Autores da Região de Aveiro]
Gabriela Relvas autora do livro “Uma vaca a arrotar metano” [Stand Convergência]
Conversa-concerto com Ricardo Ribeiro [Mercado do Peixe]
A voz “uma vez ouvida, jamais esquecida” de Ricardo Ribeiro é um dos nomes incontornáveis do Fado contemporâneo. Com vários discos de ouro, seis álbuns e muitos prémios arrecadados, Ricardo Ribeiro já pisou palcos um pouco por todo o mundo.
Num jogo sublime de sedução que nos surpreende com uma contenção que é, inesperadamente, atacada por uma violência bruta no verso seguinte, o seu repertório assa no fado tradicional, pintado pelas suas raízes alentejanas e com o canto árabe, sefardita e ibericidade na sua personalidade artística.
19h00
Sunset musical com Presidente CMA [Praça Mundial de Clubes]
Sessão de autógrafos com Ricardo Figueira
Autor do livro “Cidália” [Stand Convergência]
21h30 À conversa com Luís Osório [Mercado do Peixe]
Luís Osório nasceu em Lisboa em 1971. É jornalista, escritor e consultor político, com uma carreira marcada pela direção de jornais e pela criação de programas de rádio e televisão. O seu livro mais recente, “Postal do dia”, é uma recolha de textos que começaram nas redes sociais e chegaram à rádio.