
No âmbito do trabalho da Réseau Art Nouveau Network, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) integra o projeto europeu “Arte Nova. Uma nova EUtopia”, apoiado pelo programa Europa Criativa. Visa explorar e refletir sobre as relações do movimento Arte Nova com a natureza e a sociedade, incluindo o seu impacto e relevância para a contemporaneidade. Inclui, entre outras ações, a realização de residências artísticas.
Neste contexto, Aveiro acolhe uma Residência Artística, a realizar no Museu Arte Nova de Aveiro, de 2 a 22 de março, cuja Open Call Europeia resultou em 57 propostas de artistas, das mais variadas nacionalidades.
O projeto vencedor foi do coletivo composto por Charllote Moore, Inna Zrajaeva e John Pender Kazior. Os artistas, de três diferentes nacionalidades, propõem-se a conceber azulejos, numa abordagem inspirada pela Natureza e pelo movimento Arte Nova, ponderando temas como a relação com o meio ambiente e a sustentabilidade, bem como a investigação de revestimentos cerâmicos e a sua relação com o habitat de espécies botânicas e animais.
Assim, a 8 de março, no Museu Arte Nova, convida-se toda a comunidade à participação no workshop de criação de azulejos, inspirados na Arte Nova, recorrendo a ostras e ao moliço.
Nesta oficina criativa com os artistas, convidamos a comunidade a criar os seus próprios azulejos e a partilhar a sua ligação individual com estes elementos tão distintivos de Aveiro.
O workshop é gratuito, não sendo necessário inscrição, bastando aparecer dentro do horário, considerando a disponibilidade de uma hora para a realização do workshop.
Notícias relacionadas
-
13 Mar
Edifício da PSP é palco de espetáculo inédito
performance de Flávio Rodrigues e Maria Fonseca terá lugar no Salão Nobre da PSP de Aveiro. Um espetáculo no âmbito do ciclo ...Notícias -
10 Abr
Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas e André Breton em exposição inédita sobre ...
A mostra conta com obras em suporte de desenho, fotografia, escultura e pintura, que vão desde os anos 30 do século XX até à ...Notícias