
Pelo quarto ano consecutivo, a Arte no Tempo, no âmbito da iniciativa “Reencontros de Música Contemporânea”, promove a apresentação de obras de jovens compositores em formação, de 7 a 23 de março, no Teatro Aveirense.
Dos anos anteriores, resultaram colaborações, algumas sólidas, como aquela que tem sido desenvolvida com a compositora Mariana Vieira (a quem a Arte no Tempo dirigiu já quatro encomendas de obras para diferentes formações).
Este ano serão apresentadas obras de Mathilde Martins*, Rita Rainho*, Cláudio Pina, Hugo Xavier, Lucas Xerxes e João Carlos Pinto.
A segunda edição da bienal Reencontros de Música Contemporânea mantem o propósito de divulgar a música do nosso tempo em diálogo com o património de que somos herdeiros, reafirmando-se como espaço privilegiado para a criação de compositores portugueses. Em destaque, encontra-se a obra de Cândido Lima (1939), de quem serão dadas a escutar duas obras em estreia absoluta, e a de Beat Furrer (1954) que, tal como Lima, terá direito a um concerto monográfico e à estreia nacional de uma obra para orquestra.
Salienta-se ainda a produção da ópera operático de Tiago Cutileiro, com encenação de Sónia Baptista, Leonor Keil e André e Teodósio e a vinda a Portugal do Nadar ensemble, para a estreia de uma co-encomenda a Luís Antunes Pena, sem esquecer a crescente participação de jovens músicos em formação, com a estreia de mais de vinte obras mistas de autores portugueses.
Os Reencontros de Música Contemporânea têm o apoio da Direção Geral das Artes e da Câmara Municipal de Aveiro.
[* alunas da Universidade de Aveiro; obras selecionadas pelo professor da disciplina de música eletrónica, Gilberto Bernardes]
Notícias relacionadas
-
28 Jan
“CINDERELA” E MAZGANI NO TEATRO AVEIRENSE
O segundo mês de 2019 no Teatro Aveirense começa com a apresentação, no dia 1 de fevereiro, sexta-feira, pelas 21h30, da peça ...Notícias -
21 Dez
PROGRAMAÇÃO DO TEATRO AVEIRENSE DE JANEIRO A ABRIL
- GNR, Dino D’Santiago, Carminho, Miguel Falabella, Artistas Unidos, Serge Aimé Coulibaly e Magic Malik e Miguel Moreira - A ...Notícias