
A Exposição “I Love Aveiro” tem a inauguração marcada para o dia 11 de maio, quinta-feira, pelas 18h30, no Museu de Aveiro / Santa Joana.
Trata-se de uma exposição sobre Aveiro, destacando quatro grandes linhas dedicadas à Identidade, Sustentabilidade, Tecnologia e Cultura.
Quem Somos? Onde Vivemos? O que seremos? E Como Vivemos? são o mote desta exposição que desvela Aveiro, um território com uma identidade coletiva dinâmica, alicerçada num profundo sentimento de pertença a um território sempre aberto, coeso, orgulhosamente diverso e inclusivo, assente em valores humanistas inalienáveis. Aveiro como testemunho de uma cidade que prospera sem constituir ameaça à vida natural e humana; Um palco de experimentação, inovação e fecunda contaminação cruzada com o setor artístico, apresentando projetos e eventos de base tecnológica que lançam pontes ao futuro; E, finalmente, Aveiro, Cidade de Cultura, porto de abrigo, cais de chegadas, de partidas e de encontros, ancoradouro de valores primaciais da comunhão humana: a Liberdade e a Democracia – divisas gravadas, por vezes a sangue, na sua História.
“I Love Aveiro” integra, ainda, uma “sala de estar”, onde os visitantes podem repousar e conhecer mais e melhor Aveiro, através da consulta de publicações diversas ou do visionamento de vídeos sobre o território.
Destaque para os “Momentos I Love Aveiro”, uma programação integrada na dinâmica de mediação da Exposição, que contemplará diversas atividades culturais protagonizadas por artistas locais, nomeadamente, o concerto apresentado por “QIU S”, um grupo de música contemporânea e improvisação composto por Gabriel Neves (saxofones) e Telmo Sousa (guitarra/baixo), no dia 27 de maio; o dia 3 de junho será a vez do “Que Música Ouvimos?” promovido pela Arte no Tempo. A 17 de junho será a vez de um Concerto de Música Renascentista Barroca com harpa e voz de João Carlos Soares; a 24 será apresentado o concerto a solo “ZUHK” por Henrique Vilão, realizador, performer, vídeo artista e músico experimental. Para o encerramento da exposição, a 2 de julho, a proposta recai sobre “As Palavras”, concerto de voz, guitarra e loop station onde Rui Oliveira interpreta autores consagrados da língua portuguesa.
Nos dias 15 e 16 de maio, no mesmo espaço, poderá ainda ver, ao vivo, a artista Zooter a trabalhar num mural dedicado a Santa Joana, que integra a Exposição.
I Love Aveiro pode ser visitada até ao dia 2 de julho, de terça-feira a domingo – das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00. Tem entrada gratuita e visitas guiadas mediante marcação para museusdeaveiro@cm-aveiro.pt.
Notícias relacionadas
-
15 Abr
PROTOCOLO ENTRE O ICNF E O CNE
Ao início da tarde do dia 14 de abril, realizou-se nas instalações do Centro Nacional de Formação Ambiental do Corpo Nacional ...Notícias -
20 Nov
NOVO CONCURSO PARA REQUALIFICAÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE
Está aberto um novo concurso público para requalificação total da Capela de Nossa Senhora da Saúde, na Patela (São Bernardo), ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias