
A 15.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro foi inaugurada no sábado, dia 30 de outubro, pelas 16h00, no Museu de Aveiro/Santa Joana e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.
A inauguração integroi o momento da entrega dos prémios aos vencedores do concurso internacional, seguindo-se a visita à exposição principal e aos diferentes locais onde se realizam as outras exposições, que vai decorrer até 30 de janeiro de 2022, nos Museus de Aveiro.
Durante três meses será possível assistir a várias iniciativas na Cidade: exposições, Residência Artística, lançamento de livros e revistas, workshops e ateliers, programa para famílias, conferências, debates e visitas guiadas.
O júri, presidido por Benedetta Diamanti, diretora da European Route Of Ceramics, Association, selecionou 128 obras, num universo de 477 candidaturas apresentadas.
Os restantes jurados foram a Diretora do Museum of Ceramics – Dinamarca, Pia Wirnfeldt, Diretor do Museu de Cerâmica de Argentona, Barcelona, Espanha, Oriol Calvo Vergés, Vereador da Câmara Municipal de Aveiro; Miguel Capão Filipe, representante da Fábrica Vista Alegre – Sénior Designer, Alda Tomás – Coordenadora da Equipa de Design e IDPool-Marketing & Design de Produto, representante da Universidade de Aveiro [PCI e DeCA], Teresa Franqueiro e Diretora do Museu de Olaria, Barcelos, _Cláudia Milhazes, teve um trabalho complexo e muito desafiante pela quantidade e qualidade de obras apresentadas a concurso.
Responderam ao concurso, em condição regular, para a Bienal 2021, 298 artistas, com 477 trabalhos artísticos de cerâmica. Os 298 artistas, representam 37 países, batendo-se assim um novo record de candidaturas à Bienal de Aveiro.
Apresentamos os 37 Países que participaram no Concurso: África do Sul; Alemanha; Argentina; Austrália; Áustria; Bélgica; Brasil; China; Coreia do Sul; Croácia; Dinamarca; Eslovénia; Espanha; Estados Unidos da América; França; Grécia; Hungria; Inglaterra; Israel; Itália; Japão; Lituânia; Luxemburgo; Moldávia; México; Pais de Gales; Países Baixos; Peru; Polónia; Portugal; Rússia; Sérvia; Suécia; Suíça; Taiwan; Turquia e Ucrânia.
A Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro constitui uma referência internacional neste setor cultural e artístico desde 1989, contribuindo para a produção de cerâmica artística contemporânea através do estímulo à experimentação e à criatividade, assumindo-se como um polo dinamizador de novas tendências da cerâmica.
Notícias relacionadas
-
25 Fev
Encontros de Aveiro: à conversa com… Joana Roque - Cancelada atividade
O encontro previsto acontecer no dia 28 de fevereiro foi cancelado. Brevemente será anunciada nova data. ATLAS Aveiro recebe ...Notícias -
20 Nov
NOVO CONCURSO PARA REQUALIFICAÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE
Está aberto um novo concurso público para requalificação total da Capela de Nossa Senhora da Saúde, na Patela (São Bernardo), ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias