
O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura de procedimento por concurso público para a obra de expansão para norte do Canal de São Roque, pelo valor base de 3.053.235,76€ e um prazo de execução de 270 dias.
O prolongamento para norte do Canal de São Roque justifica-se pelo aumento da capacidade (em cerca de 25% no que respeita a este Canal), dos canais urbanos que funcionam como bacia de retenção em situações de coincidência de chuva intensa e maré alta, aumentando a capacidade de retenção de água da chuva até à abertura das comportas com a maré vazante.
Este aumento de capacidade é um contributo importante para que Aveiro esteja em linha com a estratégia nacional de adaptação às alterações climáticas, cumprindo também o seu Plano Municipal nesse âmbito.
A execução desta obra foi assumida em abril de 2007 por compromisso formal da CMA com as empresas “Vitasal – Indústria e Comércio de Sal, Lda” e “Sociedade Aveirense de Higienização de Sal, Lda” (cuja massa falida foi comprada pela empresa CivilRia em 2018 / 2019), estando formalmente definida a sua execução no Plano de Urbanização do Programa Polis de Março de 2005. Em 20 anos nada aconteceu.
Depois de um aturado trabalho liderado pelo Presidente Ribau Esteves desde 2017, de negociação, estudos técnicos, projetos e licenciamento, revisão do PDM e reformulação de estudos urbanísticos, depois de executada pela Civilria por solicitação da CMA a demolição das ruínas da fábrica Vitasal, é agora lançado o concurso desta importante obra de Prolongamento do Canal de São Roque na mesma Reunião em que o Executivo Municipal aprovou as condições de urbanização do denominado terreno da Vitasal, no âmbito da qual o prolongamento deste canal urbano da Ria de Aveiro tem um papel estruturante.
Notícias relacionadas
-
13 Julho 2021
DEMOLIÇÃO DE CONSTRUÇÕES ILEGAIS JUNTO AO CANAL DE SÃO ROQUE (CASA DOS “MOLES”)
Durante a manhã de hoje foi feita a demolição de um conjunto de construções velhas e ilegais, junto ao Canal de S. Roque, numa ...Notícias -
05 Maio 2023
Contrato de subconcessão com as Infraestruturas de Portugal S.A. para uso ...
O Executivo Municipal deliberou autorizar a celebração de um Contrato de subconcessão de uso privativo de terreno pertencente ...Notícias