A artista plástica Joana Cancela é a grande vencedora da 4ª edição das Residências Artísticas STEAM, uma iniciativa promovida pelo Aveiro Tech City, que se propõe ligar o setor criativo e cultural ao trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito da estratégia de Educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts & Mathematics), que tem vindo a ser implementado nas escolas do Município de Aveiro. “Sensitive Presence” é um projeto que permite a reflexão e transmissão de conhecimento sobre como os sentidos nos dão a sensação de presença ou ausência.
O Projeto está a ser implementado na EB 2, 3 de Cacia – Escola Sede do Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe, que mais uma vez aceitou o desafio e embarcou em mais um projeto artístico, de dimensão Europeia.
Com um apoio financeiro de quatro mil euros, o projeto foi iniciado no passado dia 16 de dezembro, em estreita articulação com a cidade Finlandesa de Oulu – Capital Europeia da Cultura em 2026 –, que também irá desenvolver, de forma concertada e cooperativa, o mesmo processo criativo.
Joana Cancela – “Sensitive Presence”
Joana Cancela é arquiteta e artista, e tem uma profunda paixão por explorar como os seres humanos experimentam e sentem a presença no espaço ao seu redor, bem como nos seus próprios corpos.
Ao longo dos anos, desenvolveu uma curiosidade intensa sobre como os nossos sentidos moldam a nossa percepção do mundo. Essa curiosidade motivou-a a criar projetos que conectam arte, tecnologia e exploração sensorial.
O projeto “Sensitive Presence” surgiu com o objetivo de proporcionar aos alunos uma viagem no seu autoconhecimento, explorando seus cinco sentidos e como esses sentidos interagem com os espaços que habitam.
Os alunos construirão mapas sensoriais, experimentarão paisagens sonoras, criarão câmaras pinhole, explorarão a química do paladar e desenharão objetos táteis, tudo isso enquanto desenvolvem uma compreensão mais profunda de sua conexão física e emocional com o ambiente. O objetivo é conseguir que os alunos se sintam mais presentes, tanto em si mesmos como no mundo ao seu redor, promovendo uma conscientização e uma atenção plena, muitas vezes negligenciadas, por vivências cada vez mais digitais.
Notícias relacionadas
-
20 Janeiro 2023
CRIANÇAS DE AVEIRO APRENDEM A PROGRAMAR NOS TEMPOS LIVRES
Iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro de ocupação de tempos livres “Vem aprender a programar” teve início esta semana A ...Inovação | Aveiro STEAM City | NotíciasNotícias -
29 Julho 2021
IDEIAS INOVADORAS E DISRUPTIVAS PARA CONSTRUIR AS CIDADES DO FUTURO
- Aveiro oferece 35.000€ em prémios - Já se encontram abertas as candidaturas para o Concurso de Inovação do Techdays Aveiro ...Inovação | Aveiro STEAM City | NotíciasNotícias