O Executivo Municipal deliberou aceitar a doação de Philippe Mendes, de uma pintura a óleo sobre cobre com a inscrição “B. Joana filha de D. Afonso V, Rei de Portugal”.
A obra versa então sobre a figura da Padroeira da Cidade e Diocese de Aveiro, que se encontra sepultada no Convento de Jesus, aos dias de hoje, Museu de Aveiro/ Santa Joana.
A obra de arte em questão será um importante contributo para a exposição permanente de iconografia de Santa Joana, dando expressão internacional do seu culto e devoção, neste caso em Roma onde decorreu o seu processo de Beatificação em 1693 e onde atualmente se desenvolve o seu processo de canonização.
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) aprovou também o agradecimento público pelo gesto de generosidade e de cidadania ativa demonstrada por Philippe Mendes, que com esta manifestação de altruísmo, contribui para o enriquecimento do acervo museológico municipal e da comunidade Aveirense.
O Plano Estratégico para a Cultura (2019-2030) da CMA, assume a valorização da história local, através das biografias de Aveiro: a sua memória, o seu presente e os seus futuros.
Notícias relacionadas
-
10 Setembro 2019
“O REGRESSO DO OBJETO: ARTE DOS ANOS 1980”
- Exposição da Coleção de Serralves de 12 de setembro a 20 de outubro - A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) acolhe, a partir ...Notícias -
02 Outubro 2019
MUSEU DE AVEIRO | MUSEU SANTA JOANA – PROJETO DE REABILITAÇÃO
O Presidente da Câmara Municipal autorizou, por seu despacho, a contratação da projetista A. Soutinho Arquitectos, Lda., pelo ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias