Distinções Honoríficas Municipais, que serão entregues na sessão solene do Feriado Municipal de 12 de maio de 2023 (11h30, nos Paços do Concelho):
- Instituto de Telecomunicações / IT, Medalha de Mérito Municipal em Prata;
- Pedro Manuel Monteiro Machado, Medalha de Mérito Municipal em Prata;
- Armando Emílio Coelho Regala, Medalha de Mérito Municipal em Cobre;
- Diogo Filipe de Almeida Rego, Medalha de Mérito Municipal em Cobre;
- Hernâni Mário dos Santos, Medalha de Mérito Municipal em Cobre.
A Sessão Solene contará com os discursos do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, do Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Luís Souto Miranda e de um representante dos condecorados, em representação das instituições e personalidades distinguidas.
Instituto de Telecomunicações e os seus 30 anos
Na celebração dos seus 30 anos, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), distingue o Instituto de Telecomunicações, uma entidade que tem como missão a investigação e desenvolvimento na área de Tecnologias de Informação e Comunicação e Eletrónica (TICE).
O Instituto de Telecomunicações, na sua atividade mais recente na área da Investigação & Desenvolvimento, teve CMA um parceiro com o qual assinou um protocolo, em 2019, destinado ao desenvolvimento na cidade de uma rede de comunicações experimentais, parte integrante do Aveiro Tech City Living Lab;
Pedro Machado um exemplo de dinamismo, competência e determinação
Pedro Machado, atual Presidente da Direção da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP), tem desenvolvido um trabalho notável como gestor público na área do turismo, evidenciando a sua profunda ligação ao território da Região Centro e ao Município de Aveiro, onde a referida Entidade tem a sua sede.
O Presidente da TCP é um exemplo de dinamismo, competência e determinação, notabilizando-se por todo o trabalho de elevada qualidade e de caráter inovador na criação institucional e no desenvolvimento de políticas de promoção turística da Região Centro de Portugal.
Armando Regala reconhecido cartoonista Aveirense
O Aveirense, Armando Emílio Coelho Regala, nasceu a 6 de maio de 1943, na antiga Rua do Norte, no Bairro da Beira Mar, em Aveiro, esteve emigrado nos Estados Unidos da América, onde reproduziu imagens da sua Cidade em cartoons e moldou figuras típicas no barro.
Apresentou, na Newark Public Library, uma mostra de 20 figuras típicas de Aveiro, foi um dos fundadores da Associação de Artes Plásticas Luso Americana, e expôs no Portuguese Center of Tourism e no Consulado de Portugal, em Nova Iorque. Na diáspora continuou a criar cartoons sobre Aveiro para os jornais O Litoral e O Aveiro, assim como para o Pasquim da Confraria de São Gonçalo, tendo recebido, em 1990, o prémio de Melhor Cartoonista de Aveiro, pelo Presidente da Câmara, Dr. Girão Pereira.
Armando Regala é merecedor do respeito e da consideração de todos, do reconhecimento da sua partilha de vida, que queremos divulgar como instrumento de estímulo à criatividade e à cultura popular, apostados que continuamos a estar em construir um Município mais desenvolvido e mais forte.
Diogo Rego campeão internacional de Natação Adaptada
Diogo Filipe de Almeida Rego iniciou, desde tenra idade, a prática de natação com a sua condição de possuidor de síndrome de Down, integrando desde 2009 a equipa de alta competição de Natação Adaptada do Sporting Clube de Aveiro, tendo já sido galardoado a nível nacional com vários títulos desde 2010.
Diogo Rego, conquistou em 2021/2022 nos campeonatos nacionais de inverno, duas medalhas de bronze, e nos campeonatos nacionais de verão obteve um título nacional e uma medalha de bronze e também se tem destacado a nível internacional, nomeadamente nos Campeonatos Europeus de Natação para Síndrome de Down (DSISO), com a conquista de Medalhas de Prata e Bronze. Em outubro de 2022, integrou a seleção nacional no 11º Campeonato do Mundo de Natação DSISO, em Albufeira, com a obtenção de uma medalha de Ouro, com Recorde Mundial, alcançado na Estafeta de 4x100 Livres Masculino.
Hernâni Santos, a referência do Gabão de Aveiro
Hernâni Mário dos Santos, nasceu a 26 de novembro de 1936 em São Pedro do Sul, tendo vindo para Aveiro com apenas 17 anos, para trabalhar como alfaiate, e que após uma breve passagem por Águeda, exercendo sempre o seu ofício de alfaiate, veio fazer o serviço militar para Aveiro, após o qual foi trabalhar para a Alfaiataria Brito e, mais tarde, para a Alfaiataria Portugal, sempre como encarregado;
Hernâni Santos, a convite da Confraria de Aveiro, em 1989, começou a fazer Gabões de Aveiro, não só para os confrades, mas também para a Mordomia de São Gonçalinho, e outros cidadãos aveirenses, sendo à data o único alfaiate ainda a exercer na cidade de Aveiro e que continua a fazer os famosos Gabões de Aveiro.
Notícias relacionadas
-
09 Maio 2023
Grande Concerto a Santa Joana
Como habitualmente, o programa integra vários concertos, destacando-se no dia 10 de maio o Grande Concerto a Santa Joana, pela ...Notícias -
13 Maio 2022
LEIA O DISCURSO DO PRESIDENTE NO FERIADO MUNICIPAL
Leia o discurso do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro na Sessão Solene do Feriado Municipal - 12 de maio ...Notícias