Nos dias 27, 28 e 29 de abril vai decorrer o Workshop de Dança Inclusiva com Ana Rita Barata Vo'Arte/CIM - Companhia Integrada Multidisciplinar. Este wokshop dirige-se a pessoas com necessidades especiais (principalmente paralisia cerebral), técnicos, fisioterapeutas, bailarinos e atores.
APRESENTAÇÃO FINAL COORDENADA POR ANA RITA BARATA E PEDRO SENA NUNES
INTRODUÇÃO
Pensamos a inclusão como um lugar de descobrimento do futuro. Numa lógica de curto prazo e com um método que explora a intensidade do momento, este workshop trata o corpo e o seu movimento como matéria e ação, onde são refletidos vários temas sobre o mundo. A proposta é comemorar o Dia Mundial da Dança de forma integrada, convocando pessoas com necessidades especiais, a juntarem-se a profissionais da dança e a técnicos e terapeutas especializados, integrando ainda um conjunto de jovens músicos, e apresentar à comunidade local o resultado como a Festa da Dança. A Dança Inclusiva promove a reflexão e o acesso à cultura através da sensibilização de todos os participantes, utilizando a arte como uma ferramenta ao serviço da comunidade. A Dança Inclusiva parte da inspiração que todos transportam e procura transformar todos os participantes através da prática de diferentes técnicas e metodologias que configuram o movimento como extensão do corpo, melhorando a consciência do mesmo. Passamos à ação, experimentamos. Ana Rita Barata, e alguns elementos da CiM - Companhia Integrada Multidisciplinar, partilham o seu método e a pesquisa sobre as relações entre arte, deficiência e integração. O contacto dos profissionais artísticos e sociais com o território das necessidades especiais é um ponto de partida fulcral para o futuro próximo. O workshop/workgroup consistirá numa abordagem dos conceitos base do movimento e da improvisação, assente em experiências de comunicação através do movimento, sendo o corpo o principal instrumento de observação, registo e trabalho.
FORMAÇÃO INTEGRADA À COMUNIDADE
A Vo'Arte/CiM acredita, e persiste, que é essencial a motivação de todos os que acreditam na cultura como um meio privilegiado de apelo à consciência e à tolerância, apresentando projetos direcionados para a comunidade. As ações são específicas e adaptadas às características de cada grupo, envolvendo também bailarinos profissionais interessados em desenvolver a sua técnica e a capacidade inclusiva na dança. Com o workshop de Dança Inclusiva os participantes confrontam-se com uma sociedade mais igualitária. Esta iniciativa dirige um discurso afetivo e efetivo à comunidade local. A área pedagógica da Vo'Arte/CiM destaca-se enquanto missão através de um método inovador no qual a Dança Inclusiva identifica, inspira, contamina, leva-nos a novos lugares, transforma-nos.
OBJETIVOS
Este workshop visa trabalhar a criatividade, a cooperação e a comunicação, tendo em vista a integração de ideias sobre autonomia. Dirigimos estes wokshops a pessoas com necessidades especiais (principalmente paralisia cerebral), técnicos, fisioterapeutas, bailarinos e atores. Este é um momento privilegiado de colaboração coletiva. Durante o processo intensivo de trabalho pretende-se integrar a linguagem do movimento e gerar uma perceção das potencialidades de cada um e dos limites do corpo como inspiração dos resultados criativos. Pretende-se criar coesão no grupo através da apreensão das funcionalidades do seu corpo e do corpo do outro, operando uma manipulação dos corpos consciente e integrada, bem como a repercussão de interdependência do seu movimento no outro. Será incentivado o desenvolvimento de uma consciência corporal com base na comunicação não verbal. É o contacto e o olhar que revelam a objetividade e a subjetividade do corpo. Objetivos gerais - Cooperação/Comunicação - Expressividade/Criatividade - Interdependência/Autonomia - Incapacidade/Potencialidade
METODOLOGIA
O workshop será constituído por quatro sessões, seguidas de uma apresentação final. Das várias técnicas utilizadas, o contacto e a improvisação destacam-se como bases fundamentais na interpretação das questões relacionadas com o equilíbrio, o peso e o balanço de cada corpo. A improvisação é estimulada através da reflexão e do trabalho do corpo. O corpo é visto como uma massa única e passível de se fundir com outras massas semelhantes, ou de emoções e perspetivas, passando pelo tempo ou o ritmo. A técnica do espelho é utilizada no workshop, sugerindo jogos eficazes de aproximação e descomplexificação das relações entre corpos. Serão criados momentos propiciadores de reflexão. A expressão do movimento individual, a apropriação e a captação da matéria do movimento disponibilizado pelo outro consiste num momento particularmente mímico, resultado do trabalho de grupo a nível individual. Cada sessão tem a sua lógica e a progressão das sessões é adequada às exigências de cada participante.
SESSÕES
Sessão 1 6ª feira 14h30 às 17h30 (3h) Apresentação / Introdução / Familiarização
Sessão 2 Sábado 10h00 às 13h00 (3h) Descoberta / Improvisação / Manipulação
Sessão 3 Sábado 14h30 às 17h30 (3h) Improvisação / Composição / Espaço
Sessão 4 Domingo 10h00 às 13h00 (3h) Repetição / Preparação / Partilha
Apresentação informal para comunidade Domingo 17h30 (30 minutos) - No final do trabalho será feita uma apresentação informal à comunidade, incentivando a responsabilidade dos participantes ao longo do processo e o entendimento da experiência como reveladora de novos territórios. - A apresentação será seguida de uma troca de ideias com o público, de forma a revelar à comunidade os processos criativos que estão na base desta ação. Nota: os desafios propostos serão, sessão após sessão, progressivamente experimentados e aprofundados, sendo o processo possível de ser alterado conforme as necessidades do grupo. A preparação e a apresentação final requerem o apoio dos técnicos do teatro..
A QUEM SE DIRIGE
Todos os interessados nas questões da integração, arte e deficiência. Preferencialmente pessoas com formação na área da dança, performance e teatro. Preferencialmente técnicos e terapeutas das áreas das necessidades especiais.
COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR