
- Do Presidente Marcelo, ao economista Bagão Félix, do Livro Infantil à Poesia, assim termina a 44.ª Feira do Livro de Aveiro -
A Câmara Municipal de Aveiro apresenta as atividades do último fim de semana realizadas no âmbito da Feira do Livro, que termina no dia 10 de junho, segunda-feira.
No sábado, dia 8 de junho, pelas 15h30 será apresentado o livro “Marcelo – o Presidente de todos os dias”, de Felisbela Lopes.
De seguida vai realizar-se mais uma Mesa debate “Sophia 100 Anos” com aa participação de Andréa Zamorano e Fernando Pinto do Amaral.
Às 17h30 contar-se-á com a apresentação do livro de António Bagão Félix “Raízes de Vida”, estando presente o autor que irá conversar sobre o seu livro.
O livro “A comédia da existência: 500 quadras do palco da vida” de Lauro Portugal será apresentado pelas 18h30.
À noite, pelas 21h30 o Grupo Poético de Aveiro proporcionará alguns momentos literários. Haverá ainda a projeção do filme “Sophia de Mello Breyner Andresen” de João César Monteiro, com apresentação por Eugénia Pereira.
No dia 9 de junho, domingo, Dia do Livro Infantil, a programação inicia-se pelas 16h30 com a mesa debate “Sophia 100 Anos” e com o tema, “Sophia dos pequeninos”, com Margarida Fonseca Santos e Olinda Beja.
A partir das 17h30 ocorrerá a apresentação dos livros “O chapéu do Antônio”, de Renata Goulart e “O emigrante”, de Rogério Costa.
O último dia, 10 de junho, feriado, está reservado para a poesia. Às 15h30, volta a mesa debate com o tema “A Melodia de Sophia” com os convidados Carlos Tê e Fernando Ribeiro com moderação de Tito Couto.
Pelas 16h30 terá lugar Conversas com Luís Filipe Castro Mendes e moderação de Tito Couto. Luís Filipe dá uma entrevista de vida, conversando sobre o seu percurso e sobre os seus livros.
A encerrar três semanas de cultura, literatura e livros acontece a última sessão de “Conversas com…” Rosa Montero.
Mais informações sobre autores:
Felisbela Lopes é Professora Associada com Agregação na Universidade do Minho, onde foi Pró-Reitora entre 2009 e 2014. É comentadora residente da RTP e colunista do Jornal de Notícias.
Andréa Zamorano assina mensalmente a coluna A Casa da Andréa, na Revista Blimunda da Fundação José Saramago, e colabora com a revista Ler.
Fernando Pinto do Amaral nasceu em Lisboa, em 1960. Frequentou a Faculdade de Medicina, mas abandonou o curso, vindo a licenciar-se em Línguas e Literaturas Modernas, concluindo o mestrado e o doutoramento em Literatura Portuguesa. Professor do departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras de Lisboa, foi Comissário do Plano Nacional de Leitura.
António Bagão Félix nasceu em Ílhavo em 1948. Economista e professor universitário, foi ministro e secretário de Estado em vários governos nas áreas das Finanças, Segurança Social e Trabalho.
Margarida Fonseca Santos deu aulas de Pedagogia e de Formação Musical. Começou a escrever em 1993. Tem uma vasta obra publicada, sendo a maioria dos livros infantojuvenis.
Olinda Beja nasceu em S. Tomé e Príncipe, na cidade de Guadalupe. Muito jovem veio para Portugal onde estudou e obteve o diploma superior dos Altos Estudos Franceses da Alliance Française, a licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Português/Francês) e ainda o curso de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.
Carlos Tê colaborou em revistas de poesia (Avatar, Quebra-Noz, Pé-de-Cabra, editadas no Porto entre 1978 e 1981) e jornais (crónicas no caderno local do Público, de 1990 a 1994, cartaz do Expresso em 2005). Publicou um romance (O Voo melancólico do melro), três contos (Contos Supranumerários) e poemas (Penso sujo, Cimo de Vila).
Fernando Ribeiro cedo se interessou pelo mundo das letras e formou os Moonspell em 1992. A banda já leva quase 30 anos de sucesso, demonstrado pelas contínuas digressões no estrangeiro e um interesse cada vez maior em Portugal, o que lhe confere um estatuto que nenhuma outra banda de rock tem, neste momento, no país.
Luís Filipe Castro Mendes poeta e ficcionista português, diplomata de carreira, Luís Filipe Castro Mendes nasceu em 1950 e, ainda muito jovem, entre 1965 e 1967, foi colaborador do jornal Diário de Lisboa-Juvenil. Em 1974, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa.
Rosa Montero dá uma entrevista de vida, conversando sobre o seu percurso e sobre os seus livros. Rosa Montero nasceu em Madrid em 1951.
Notícias relacionadas
-
22 Julho 2021
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DE SÃO JACINTO
No dia 22 de julho, a Praia de São Jacinto volta a receber várias atividades de Educação Ambiental entre as 10h00 e as 15h00. ...Notícias -
27 Agosto 2020
VELEJAR EM FAMÍLIA
A Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito do programa da Bandeira Azul, promove a ação “Velejar para o ambiente salvar... é uma ...Notícias