- Iniciativa dedicada à formação realiza-se entre
28 de Junho e 2 de julho -
O Estágio de Dança regressa a Aveiro entre os próximos dias 28 de junho e 2 de julho. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), com organização do Teatro Aveirense, o evento volta a contar com Victor Hugo Pontes na curadoria e propõe um conjunto de formações para grupos a partir dos dez anos de idade, tanto de dança clássica como de contemporânea.
A iniciativa atinge este ano a sua 26.a edição e volta a distribuir-se por vários espaços de Aveiro, numa celebração da dança que convoca profissionais e amadores. As inscrições estão abertas até ao dia 26 de junho, podendo ser realizadas na bilheteira do Teatro Aveirense ou através do link https://bit.ly/EDA_inscriçao. Para esta edição a CMA decidiu realizar um desconto de 20% para quem se inscrever até 10 de junho, assim como para elementos das escolas de dança de Aveiro e para residentes e/ou naturais de Aveiro.
Parceria com a Companhia Nacional do Bailado
Para a edição de 2022 o evento renova as parcerias com a Companhia Nacional de Bailado e o Gaga Movement, mantendo-se também o seu carácter diverso, quer na amplitude da oferta formativa quer no público a que se dirige. Ao longo de uma semana, haverá aulas técnicas de dança clássica e de dança contemporânea, podendo os participantes complementar ainda a sua prática com um laboratório criativo, onde terão a oportunidade de trabalhar diretamente com um coreógrafo, acedendo a metodologias de composição e a processos criativos, aproximando-se assim de uma experiência artística total. O resultado final destes laboratórios terá uma apresentação pública em palco, marcada para 02 de julho na Praça da República.
Formadores conceituados
Entre os formadores estão nomes conceituados nas suas áreas, podendo-se contar com Beatriz Valentim (Dança Contemporânea e Ateliê Criativo), Carla Pereira (Dança Clássica), Cristina Planas Leitão (Flying Low by David Zambrano), Hugo Marmelada (Laboratório Criativo e Gaga/People + Jam), João Cardoso (Dança Contemporânea), Gustavo Monteiro (Dança Contemporânea) e Susana Matos (Dança Clássica), além do próprio Victor Hugo Pontes (Laboratório Coreográfico).
O Estágio de Dança 2022 conta ainda com um programa paralelo, que contempla uma conversa com os formadores presentes nesta edição, a exibição do documentário "Os Três Irmãos" a partir do texto de Gonçalo M Tavares, uma sessão das Conversas do Aveirense intitulada “Dançar Primeiro Pensar Depois” e a apresentação dos trabalhos resultantes da Open Call lançada pelo Estágio de Dança em abril, a partir da qual foram selecionados dois projetos, ambos contemplados com um apoio de 1000 euros e um programa de consultoria artística para o seu desenvolvimento.
Informações adicionais disponíveis através do endereço de correio eletrónico, agenio@cm-aveiro.pt ou em www.teatroaveirense.pt.
Notícias relacionadas
-
10 Outubro 2024
EscutAMA – adiado devido à previsão de mau tempo
Face à previsão de condições meteorológicas adversas para o próximo fim de semana, a Câmara Municipal de Aveiro, em estreita ...Notícias -
05 Fevereiro 2020
CORTE TRÂNSITO PARA CONSTRUÇÃO DO TRAJETO CICLÁVEL
- Obra avança para a Rua Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários - A execução do trajeto ciclável entre a ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias