
O período de seleção das propostas “Viva a Cidade” terminou, tendo sido selecionadas 7 propostas, que serão desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2018.
O Programa pretende promover uma cultura de participação e cidadania ativa e, apesar de estar na sua primeira edição, recebeu 17 candidaturas representativas de diferentes temáticas, grupos etários e sociais, estando distribuídas geograficamente na Área de Reabilitação Urbana.
Face às normas do regulamento, foram excluídas 5 propostas, ficando admitidas 12 propostas que foram analisadas pelos membros do júri.
O júri, composto por membros representantes da Câmara Municipal de Aveiro (2 elementos) da Universidade de Aveiro (1), da população eleitora (1) e da população jovem (1), reuniu no mês de dezembro e, face aos critérios definidos pelo programa, propôs a seleção de 7 propostas. Da análise, e face às diferentes estratégias e ações previstas pelo Município, bem como alguns constrangimentos existentes, o júri estabeleceu algumas condicionantes que deverão ser consideradas no desenvolvimento das propostas.
A pertinência dos projetos, nomeadamente dos que não foram selecionados, reforça a relevância da iniciativa e a importância de envolvimento da comunidade no desenvolvimento e implementação das intervenções.
Durante o mês de janeiro, serão dinamizadas as reuniões de arranque para o desenvolvimento dos projetos e dinâmicas, já com a presença da entidade externa que irá apoiar a execução técnica das propostas. Nesse momento, serão apresentadas as propostas, para que todos os interessados possam participar nas reuniões de trabalhos que se irão seguir.
Centro2020
O programa Viva a Cidade apoia intervenções de pequena escala para a qualificação dos espaços, através do envolvimento da comunidade na revitalização e dinamização das áreas de intervenção, promovendo a sua apropriação. É uma iniciativa que está integrada na Tipologia de Intervenção “Qualificação do Espaço Urbano no Centro Histórico de Aveiro – Reforço das Vivências Urbanas” do Plano de Ação Integrado de Regeneração Urbana (PARU) que é parte integrante do PEDUCA - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro. Este programa é, assim, apoio por fundos da União Europeia, através do Programa C2020, sendo cofinanciado em 172.815€ pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Breve Descrição dos projetos Selecionados:
Minibiblioteca Livre Casa dos Sonhos
Projeto de participação coletiva de incentivo à leitura e cultura. Os livros são de uso público, porém a responsabilidade sobre eles é de cada um.
Parque Infantil da Bicicleta
Este projecto pretende promover e incentivar a utilização da bicicleta introduzindo-a desde cedo na vida das crianças da cidade de Aveiro e de quem a visita. Com este parque pretende-se que de forma lúdica e descontraída, num espaço de encontro de amigos e famílias, as crianças aprendam não só a andar de bicicleta mas também adquiram competências chave relacionadas como a sua utilização como: equilíbrio, partilha do espaço, controle e domínio na utilização da bicicleta, concentração, motricidade, autoconfiança, etc.
Canal de São Roque | Uma nova centralidade
Canal de São Roque | Uma nova centralidade” é um programa de inovação social para o Bairro da Beira Mar, que visa envolver a comunidade para definir e implementar uma intervenção no espaço público, que dote a cidade de uma nova centralidade, capaz de provocar encontros, reforçar pertenças e alavancar a reabilitação urbana da cidade.
Bairro do Liceu | Uma comunidade de memórias
Realização de uma intervenção colaborativa nos espaços públicos do Bairro do Liceu, valorizando os seus elementos urbanísticos, a sua identidade e as relações de vizinhança.
Parque Canino de Aveiro
O Parque Canino de Aveiro será um espaço vedado, dotado de elementos para exercícios de agilidade e obediência, para que os animais de companhia (cães) possam correr, brincar soltos e conviver, proporcionando o seu exercício e socialização, sempre sob a supervisão dos seus detentores. Este espaço permitirá a convivência e educação animal, fomentando a posse responsável de animais domésticos e garantindo a sua protecção e bem-estar.
Santiago ConVida
Iniciativa que visa revitalizar o Jardim entre a Rua de Espinho e a Rua Nova, através da mobilização comunitária e da realização de pequenas intervenções urbanas que transformem o Jardim num espaço mais agradável para a prática de atividades educativas, desportivas, artísticas, culturais e de lazer.
Rua Verde
Complementando as intervenções previstas no PEDUCA para a área da R. Cândido dos Reis, o projeto "RUA VERDE", que se pretende de criação de áreas de convívio, de descanso e interação entre residentes, trabalhadores dos espaços comerciais e outros, terá uma função social relevante, tanto no embelezamento dos espaços - ecopontos sociais e animal - como na criação de espaços de vizinhança partilha e interajuda promovendo o desenvolvimento do bem comum.