
O Município de Aveiro recebeu 35 Bandeiras Verdes, um prémio do programa internacional Eco-Escolas atribuído aos estabelecimentos de ensino público que promovam a sustentabilidade e a educação ambiental. Aveiro está entre os 10 municípios com o maior número de escolas premiadas a nível nacional. Os galardões foram entregues na mais recente edição do Dia Bandeiras Verdes | Galardão Eco-Escolas 2024, que decorreu dia 10 de outubro, no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, em Torres Novas.
“Aveiro continua a destacar-se como um dos municípios mais ativos na promoção da sustentabilidade e na formação de cidadãos conscientes do ponto de vista ambiental. Esta distinção, que muito nos orgulha, é prova de que estamos no caminho certo e reafirmamos o nosso compromisso em continuar a apostar na Educação Ambiental”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.
As 35 Bandeiras Verdes foram atribuídas aos seguintes estabelecimentos: Associação de Assistência de Eixo; Casa Vera Cruz; Centro de Infância Arte e Qualidade; Centro Educativo de São Bernardo; Centro Educativo de Verdemilho; Centro Escolar de Santiago; Centro Infantil da Casa do Povo de Oliveirinha; Centro Social Santa Joana Princesa; Colégio D. José I; Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro; EB Bonsucesso Escola Básica da Glória; Escola Básica da Quinta do Picado; Escola Básica da Quinta do Simão; Escola Básica de Aradas; Escola Básica de Azurva; Escola Básica de Eixo; Escola Básica de Esgueira; Escola Básica de Leirinhas; Escola Básica e Jardim de Infância de Póvoa do Paço; Escola Básica e Jardim de Infância de Quintã do Loureiro; Escola Básica e Jardim de Infância de Sarrazola; Escola Básica e Jardim de Infância de Taboeira; Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima; Escola Básica Rio Novo do Príncipe de Cacia; Escola EB 2,3 João Afonso de Aveiro; Escola EB 2,3 S. Bernardo; Escola EB da Alumieira; Escola EB/JI das Barrocas; Escola EB1/JI da Presa; Escola EB1/JI do Solposto; Escola EB1/JI dos Areais; Escola Profissional de Aveiro; Escola Secundária Dr. Mário Sacramento; Escola Secundária José Estêvão; Instituição Florinhas do Vouga; e Jardim de Infância da Quinta do Picado.
Coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), o programa Eco-Escolas é uma iniciativa internacional destinada a todos os graus de ensino – do pré-escolar ao ensino superior – que procura encorajar ações e premiar o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas na gestão ambiental e na sensibilização das suas comunidades. O principal objetivo do programa é estimular, através de diversas atividades, a participação ativa dos alunos, promovendo uma educação ambiental prática e envolvente.
“Os estabelecimentos de ensino de Aveiro – e, em particular, os seus docentes e alunos – estão de parabéns por este reconhecimento. É o resultado de um trabalho e um empenho contínuo na implementação do Eco-Escolas, um programa que envolve ativamente as crianças e jovens nas decisões e nas melhorias da sua comunidade escolar, colocando a sustentabilidade e a educação ambiental no centro das suas atividades”, considera João Machado, vereador da CMA com o pelouro do Ambiente, que marcou presença no evento de entrega dos galardões.
A Câmara Municipal de Aveiro irá organizar a sua Sessão Municipal Eco-Escolas, onde serão entregues as Bandeiras Verdes aos 35 estabelecimentos escolares distinguidos.
Notícias relacionadas
-
16 Outubro 2020
ATRIBUIÇÃO DE APOIOS NO ÂMBITO DO PAAASE / OPERAÇÃO ANTI COVID-19
Considerando as medidas implementadas de apoio no âmbito da ação social previstas no Programa de Ação de Apoio à Atividade ...Município | Comunicação | Covid-19Notícias -
20 Novembro 2020
NOVO CONCURSO PARA REQUALIFICAÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE
Está aberto um novo concurso público para requalificação total da Capela de Nossa Senhora da Saúde, na Patela (São Bernardo), ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias