
Inspirada numa obra de teatro japonês clássico, a performance conta a história do fantasma de uma criança-guerreira que volta ao campo de batalha para vingar a sua própria morte. O espetáculo integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
A coreógrafa Catarina Miranda apresenta no Teatro Aveirense o seu novo espetáculo, ATSUMORI, uma peça de dança inspirada numa obra de teatro noh – uma forma clássica de teatro japonês –, com bailarinos a interagir num palco repleto de luzes e sombras. O espetáculo, uma iniciativa de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, terá lugar esta sexta-feira, dia 7 de junho, às 21h30.
Esta obra de Catarina Miranda, uma das mais originais criadoras da dança contemporânea portuguesa, parte de uma peça japonesa escrita por Zeami Motokiyo no século XV, em que o fantasma de uma criança-guerreira volta ao campo de batalha para vingar a sua própria morte.
A criadora estudou esta peça em Kyoto, em 2018, e inspirou-se nela para desenvolver a sua própria narrativa, abordando a perda e o início de ciclos, bem como a atração pelo desconhecido. O quinteto de bailarinos recorre a palmas, apitos, faíscas, sussurros e chamamentos vocais, através de uma coreografia ritualista e rítmica.
O espetáculo conta com um jogo de sombras em que a luz cénica, desenvolvida por Letícia Sckrycky e Joana Mário, desempenha um papel essencial e é amplificado pela composição musical de Lechuga Zaphiro.
Notícias relacionadas
-
25 Julho 2024
Festival dos Canais 2024 teve “adesão recorde” e já há datas para próxima edição
Mais de 60 estruturas artísticas e criativas, de 11 nacionalidades, encheram a cidade de espetáculos nas mais diversas áreas ...Notícias -
05 Novembro 2024
Teatro Aveirense anuncia a sua programação de novembro
Elmano Sancho, Artistas Unidos, Tindersticks, Kate Carr, Yola Pinto, Simão Costa, Ruy de Carvalho, Cláudia Gaiolas e Tónan ...Notícias