
O Executivo Municipal deliberou adjudicar a qualificação urbana da zona entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte da Eclusa, à empresa Civibérica – Obras Civis, S.A., num novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de 1.846.520€ e um prazo de execução previsto de nove meses.
Esta obra vai terminar com o cruzamento de entrada na A25 e aumentar o espaço pedonal na margem sul do Canal Central, criando também uma ciclovia. O projeto prevê o alargamento do perfil viário, com a relocalização da entrada do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, ao mesmo tempo que vai ordenar o espaço, redesenhar e organizar as zonas de circulação com a redefinição dos novos acessos da Cidade aos diferentes polos de interesse e à A25, permitindo a reformulação e aumento da segurança dos cruzamentos existentes, substituindo-os por uma rotunda.
A sustentabilidade do acesso rodoviário ao Rossio e ao Bairro da Beira-Mar vai ser predominantemente pela Ponte da Eclusa e pela Ponte de São João. Este canal viário também vai ser fundamental para a gestão dos acessos aos terrenos da Antiga Lota de Aveiro.
Trata-se de uma importante empreitada que integra a lógica global de qualificação urbana da Cidade de Aveiro e que vai valorizar a função pedonal e ciclável, contribuindo decisivamente para a melhoria da mobilidade, da promoção dos modos suaves de transporte e do ambiente.
Notícias relacionadas
-
20 Novembro 2020
NOVO CONCURSO PARA REQUALIFICAÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE
Está aberto um novo concurso público para requalificação total da Capela de Nossa Senhora da Saúde, na Patela (São Bernardo), ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias -
23 Dezembro 2021
AVENIDA EUROPA EM CACIA ABERTA À CIRCULAÇÃO
- Prioridade ao peão, redução da velocidade e vivência urbana são os principais ganhos da qualificação - Está aberta à ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias