Sábado 28 junho
10h00 Histórias sensoriais por Soraia Picado (Programa Aveiro em Família) [Mercado do Peixe]
Histórias sensoriais onde o conto se alia à união dos pais e crianças na superação de desafios psicomotores em equipa, terminando com a narrativa em movimento que envolve todas as famílias numa experiência criativa e alegre.
Famílias com crianças dos 3 aos 6 anos
Duração: 40 minutos
Inscrição obrigatória em http://rbma.cm-aveiro.pt/
11h00
Lilliput Espetáculo/ oficina “Danças, cantigas e brincadeiras”[Mercado do Peixe]
Este espetáculo/oficina pretende oferecer aos participantes a vivência em cantigas, danças e ritmos de brincadeiras divertidas provenientes da cultura popular de diversas partes do mundo (world music and dance), tendo como função socializar, desinibir e estimular a capacidade criativa. O público é convidado a brincar, cantar e dançar, promovendo a coordenação motora, a memória e a expressão corporal.
Brincar e aprender com muita música, somos “seres brincantes”!
Crianças a partir dos 3 anos.
Duração: 50 minutos
Sessão de autógrafos “Como uma Lua e um Caracol se tornaram amigos - Uma história de amizade em tempos de pandemia” [Stand Cordel d’Prata/Meialonga]
14h00 Mesa redonda “Paisagens que escrevem: como a região influencia a escrita” [Mercado do Peixe]
Convidados: Cecília Rezende e Josefa de Maltezinho
Cecília Rezende nasceu em Pardilhó, licenciou-se em Filologia Românica e Ciências Pedagógicas dedicando toda a sua vida profissional ao ensino de Português e do Francês. Foi formadora de professores de Português e Francês e professora na Universidade Autónoma Luís de Camões. É autora de várias obras de literatura didática, nas áreas de Francês e de Português. Atualmente, sem abandonar a escrita didática, dedica-se também à ficção.
Josefa de Maltezinho, por sua vez, é o pseudónimo de Julieta Aleluia, nascida no Porto e residente em Aveiro, cidade que considera como sua de coração. Professora do ensino básico com formação na Universidade de Aveiro, desde sempre se dedicou à escrita, mas foi só em 2013 que resolveu publicar o seu primeiro livro de poesia Água Corrente, tendo se lhe seguido a participação em duas antologias de poesia e de prosa poética portuguesas contemporâneas.
15h00
Mesa redonda “Motivações literárias: vozes jovens” [Mercado do Peixe]
Convidados: Guilherme Carvalhal, Tiago Roma Almeida, Sofia Cravo Santos e Vanessa Jesus
Guilherme Carvalhal é um jovem natural de Aveiro, formado em biologia. Apesar da sua formação em ciências manteve durante toda a sua vida uma grande paixão pelas artes e pela escrita. Publicou dois livros de poesia até à data, "Confissões d'alvorada" (2024) e, mais recentemente, "Entre o silêncio e a velocidade" (2025), uma versão bilíngue (português/inglês) de poesia selecionada, ambos pela editora Artelogy.
Tiago Roma Almeida deu início, em 2019, ao Allmedia, um projeto no YouTube sobre cinema, através do qual estabeleceu amizades na área do audiovisual. Em 2021, foi premiado por trabalhos escritos pelo Presidente da República, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa. Com 19 anos, conta com quatro filmes no currículo, os três primeiros, escritos e realizados por si, com a turma e alguns professores, na Escola Secundária de Estarreja. Em dezembro de 2024, publicou com a editora Cordel D' Prata o seu primeiro livro "Carta a um Amor Desconhecido" que "foi uma tentativa de tornar próximo de si quem pudesse ler e, pela impossibilidade de cura, tentar pelo menos amenizar esta dor lusitana de prolongar as despedidas, até mesmo do que nunca se viveu".
Sofia Cravo Santos, por sua vez, nasceu em 1991 no mesmo dia em que anos antes o Homem chegou à lua e a Operação Valquíria falhou. Sempre foi sonhadora, amante de História e adora aprender. À medida que foi crescendo, foi querendo ser muitas coisas diferentes. Hoje é formada em Psicologia da Educação e Orientação pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa onde percebeu que esta era a sua vocação.
Sessão de autógrafos
Com Marta Velha, do seu novo livro “Julieta, um amor que o tempo não fez desvanecer” [Stand Autores da Região de Aveiro]
Marta Velha, nascida em Aveiro, iniciou-se no mundo da escrita em 2013 com o romance A mensagem, seguindo-se o romance Paixão Alucinante, Amor de Deus e Faltam-me as palavras. No romance E tudo o mar levou a paixão e respeito pelo mar é visível. Julieta é o seu mais recente romance.
“Respira e Escreve” [Stand Cordel d’Prata/Meialonga]
16h00
À conversa com Pedro Chagas Freitas [Mercado do Peixe]
Autor, formador de escrita criativa e um dos escritores portugueses mais vendidos. No livro “Hospital das alfaces”, traz-nos a história de três gerações: avô, pai e filho entrelaçam-se em momentos tocantes que nos fazem refletir sobre o efémero da vida e como o amor nos salva em todos os momentos.
Sessão de autógrafos com Vanessa Jesus [Stand Autores da Região de Aveiro]
Natural de Aveiro, rumou até Lisboa motivos profissionais. Desde cedo desenvolveu o interesse pela escrita que a levou a enveredar pelo mundo do jornalismo. Licenciou-se em Comunicação Social e completou o Mestrado em Comunicação e Jornalismo. Tem diversos livros infantis sendo o mais recente Uma amizade para a vida: a magia das palavras.
17h00
À conversa com Ana Bárbara Pedrosa [Mercado do Peixe]
Romancista, crítica, revisora e tradutora, com formação em linguística e literatura.
Na esperança do futuro, nas paisagens belas, nos sítios mais horrendos, de manhã, à tarde e à noite, em montanhas de gelo ou de areia, com fome, sede, sono e dores, Ana Bárbara e Mehdi decidiram ser amigos, e nem quando já não se aguentavam deixaram de o ser. Para isso, muito contribuiu o silêncio na hora certa, fosse o da música, o da literatura, o do bom senso.
Este encontro deu um livro, "Viagens com Mehdi"
Sessão de autógrafos
Cecília Rezende e Josefa de Maltezinho [Stand Autores da Região de Aveiro]
Elisabete Oliveira, autora do livro “Aves sem ninho” [Stand DNL Convergência]
"O Bino e o Viegas” [Stand Cordel d’Prata/Meialonga]
18h00
Leitura do livro exclusivo Pingo Doce “O capuchinho vermelho” [Stand Pingo Doce]
À conversa com David Machado [Mercado do Peixe]
Escritor de romances, contos e literatura infantil, recebeu o Prémio da União Europeia para a Literatura.
Numa narrativa pessoal e emotiva, Os Dias do Ruído, o muito ansiado novo romance de David Machado, explora as complexas dimensões do mundo contemporâneo, profundamente dominado pelas redes sociais, em que as vozes se sobrepõem quase sempre numa estridência incompreensível, revelando todas as contradições e incoerências não apenas de uma mulher, mas de qualquer ser humano.
Sessão de autógrafos “Cartas a um amor desconhecido” [Stand Cordel d’Prata/Meialonga]
19h00
Autores aveirenses: apresentação de livro “Contos Manhosos e Outras Histórias” de Pedro Albuquerque [Mercado do Peixe]
Contos Manhosos e Outras Histórias (Kotter, 2025) representa um avanço na escrita de Pedro Albuquerque e a redescoberta do seu amor e ligação a África. Com prefácio de Bonga Kwenda e homenagem a Mia Couto, inclui passagens em Cabo Verde, uma história com Elza Soares e outros apontamentos autobiográficos.
Sunset musical com Associação Académica da Universidade de Aveiro [Praça Mundial de Clubes]
21h30 À conversa com Bobby Duffy [Mercado do Peixe]
Bobby Duffy, um dos investigadores sociais mais respeitados do Reino Unido, é professor de políticas públicas e diretor do Policy Institute do King’s College de Londres. Anteriormente, dirigiu o Instituto Ipsos de investigação social que realizou o maior estudo do mundo sobre percepções públicas.