Localização
Freguesia: Esgueira
Rua/Lugar: Rua de Viseu (Passagem desnivelada de Esgueira)
Local Original: Sim
Identificação
Designação: Painéis de Azulejo do Viaduto de Esgueira
Data de colocação: 1991
Efeméride:
Promotor
Nome/Instituição:
Caracterização
Autor: Vasco Branco (VIC)
Oficina: -
Materiais: cerâmica
Historial
VASCO BRANCO: Vasco Augusto de Pinho Ferreira Branco nasceu na freguesia de Vera-Cruz, em Aveiro, a 27 de Setembro de 1919.
Durante cinco anos frequentou a Escola Fernando Caldeira tendo aulas de desenho e pintura. Foi nesta altura que, durante três anos, com o escultor Romão Júnior aprendeu a modelar.
Apesar da sua Licenciatura em Farmácia, esta aveirense revelou-se como pintor, escultor, escritor e cineasta, atingindo de tal forma um elevado estatuto em todas estas formas de arte, que veio a ser consagrado e premiado, não só ao nível nacional como internacional.
Escreveu contos, novelas e romances, valendo-lhe, em 1946, o Prémio Antero de Quental e o Prémio Associação Portuguesa de Escritores e Secretaria de Estado da Cultura, em 1979. Foi responsável, ainda, pela tradução de várias obras para búlgaro.
Em 1955 funda, juntamente com outros aveirenses, o Cine-clube de Aveiro e passados três anos rodou o seu primeiro filme intitulado “O Bebe e eu” que lhe valeu o primeiro prémio no Concurso Nacional do Clube Português de Cinema de Amadores de Lisboa. Realizou muitos outros filmes sendo estes projectados e galardoados nos cinco continentes. Dirigiu vários cursos de iniciação de cinematografia.
Juntamente com outros escritores funda o suplemento literário “Companha” e colabora em várias revistas e jornais.
Na área das artes plásticas adoptou o nome artístico VIC, foi sócio-fundador do grupo Aveiro/Arte em conjunto com outros artistas de renome e, é actualmente proprietário das Oficinas Olarte, uma oficina voltada para a cerâmica artística, onde muitos nomes notáveis da arte portuguesa têm encontrado espaço adequado para o seu trabalho.
Diversos painéis que ornamentam a cidade, como aqueles que se encontram no Mural da Praça da República e na passagem desnivelada para Esgueira, são da sua autoria.
A 12 de Maio 1993, Vasco Branco foi galardoado com a Medalha de Prata da Cidade numa homenagem prestada pela Câmara Municipal de Aveiro, demonstrando o apreço e admiração que todos os aveirenses sentem por esta figura local ilustre
Bibliografia
CMA (1996). Vasco Branco – Retrospectiva Cinematográfica. Aveiro: CMA. [Comemorações dos 100 anos de Cinema Português].
CMA (2001). Paredes Coloridas. Aveiro: CMA
CMA (1983). 100 anos de Artes Plásticas 1882 – 1982. Aveiro: CMA.
Freguesia: Esgueira
Rua/Lugar: Rua de Viseu (Passagem desnivelada de Esgueira)