Designação do projeto |Trajeto ciclável entre UA e a CP
Código do projeto |CENTRO-09-1406-FEDER-000065
Objetivo principal |Apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono
Região de intervenção |Centro
Entidade beneficiária |Município de Aveiro
Data de aprovação |29-11-2019
Data de início |08-03-2018
Data de conclusão |30-09-2021
Custo total elegível |550 800,31 EUR
Apoio financeiro da União Europeia |FEDER 468 180,18 EUR
Apoio financeiro público nacional |82 620,13 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
O projeto está integrado na ação “Clarificar e implementar rede Ciclável e Pedonal em vias de 2.º Nível, de ligação aos principais pólos geradores de tráfego” que identificou a definição de um corredor de mobilidade entre a Universidade de Aveiro e a estação da CP como uma das principais operações no âmbito desta prioridade. O trajeto tem uma extensão de 2400 metros e, fazendo o percurso sul- norte, inicia na área de intervenção “Novo Acesso à Universidade de Aveiro”, operação PARU, que elimina a atual situação de entroncamento com sinalização luminosa, através da construção de uma rotunda que integra os diferentes modos de deslocação. O trajeto a formalizar nesta intervenção atravessa o núcleo urbano e termina na Estação de Comboios, no entanto, deverá fazer parte de uma diversidade de outros trajetos que acontecem nesta área.
No âmbito do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Aveiro (PMUSA) foram definidos os seguintes Objetivos Estratégicos/ Desafios:
- Alterar a preferência modal, do automóvel privado para o transporte público
- Promover a acessibilidade universal, enquanto fator de inclusão e justiça social
- Valorizar o uso da bicicleta e das deslocações pedonais
- Promover o ambiente, a saúde pública e a segurança rodoviária
Enquadrado nos objetivos estratégicos identificados, a operação pretende concretizar o principal objetivo específico: promover a mobilidade sustentável, aumentando a utilização da bicicleta pela melhoria da perceção de conforto e segurança no trajeto.
Ao longo do trajeto e atendendo às condições existentes, foi necessário definir vários tipos de solução para o trajeto ciclável, de modo a ser possível a compatibilização com as várias zonas existentes. As opções adotadas foram: Via banalizada; Faixa ciclável; Pista ciclável e Solução mista.