Designação do Projeto | Implementação de sistema de bicicletas partilhadas - Reconversão da Buga
Código do projeto |CENTRO-09-1406-FEDER-000098
Objetivo principal |Apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono
Região de intervenção |Centro
Entidade beneficiária |Município de Aveiro
Data de aprovação |12-05-2022
Data de início |13-04-2021
Data de conclusão |31-12-2022
Custo total elegível |807 770,81 EUR
Apoio financeiro da União Europeia |FEDER 686 605,19 EUR
Apoio financeiro público nacional |121 165,62 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
O projeto visa o desenvolvimento e implementação de um sistema de bicicletas partilhadas. A “Implementação de sistema de bicicletas partilhadas- Reconversão da BUGA” é encarada como uma parte fundamental do sistema de mobilidade urbana, para a criação de novas alternativas modais ou como complemento de outras deslocações.
O Sistema de Bicicletas Públicas Partilhadas irá abranger o núcleo central de Aveiro, garantindo um rápido e fácil acesso aos utilizadores, facilitado também pelo sistema de gestão e comunicação, que estará integrado com outros sistemas de informação, nomeadamente com outros sistemas de transporte. A operação prevê a aquisição e implementação do Sistema de Bicicletas Públicas Partilhadas BUGA (doravante SBPP-BUGA) na Cidade de Aveiro, e o fornecimento de bicicletas, o fornecimento e instalação de estações e docas e o fornecimento do sistema integrado de gestão (software e hardware). O SBPP será inicialmente composto por uma frota de 204 bicicletas (mínimo de 136 em operação permanente), 20 estações (com 290 docas).
O objetivo da operação proposta consubstancia-se na melhoria da rede de interfaces dos transportes públicos coletivos de passageiros em meio urbano, incluindo intervenções em parqueamento (quando associado às estações ferroviárias ou interfaces de transportes públicos como terminais de autocarros e, simultaneamente, na periferia de centros urbanos), a sua organização funcional e a sua inserção urbana no território, tendo em vista o reforço da utilização do transporte público urbano coletivo de passageiros e dos respetivos modos suaves.