No passado dia 22 de setembro, segunda-feira, foi inaugurada a Escultura “Caminhante” da autoria de Pedro Figueiredo na Rotunda de São Bernardo. Trata se de um tributo ao Homem e à sua capacidade de realizar, depositando em cada dia o seu contributo determinado na construção de um futuro melhor.
Em seguida foi inaugurado o Parque das Cilhas, em São Bernardo, representando um novo investimento, de aproximadamente 56.000€, realizado no âmbito do Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências assinado entre a Junta de Freguesia de São Bernardo e a Câmara Municipal de Aveiro, disponibilizando um novo espaço verde para os Cidadãos ligando esta área do Município à Ribeira de Vilar numa aposta continuada de valorização dos corredores verdes e preservação das linhas de água.
Na passada terça-feira, dia 23 de novembro, teve lugar a inauguração da requalificação da Escadaria e Terraços do edifício ATLAS Aveiro, representando um importante investimento de qualificação e valorização do espaço público de aproximadamente um milhão de euros, realizado pela empresa Empribuild, Lda., terminando assim com um velho problema de falta de segurança do espaço público.
Considerando o avançado estado de degradação da zona referenciada, provocada essencialmente por falhas na impermeabilização e deficitária capacidade de drenagem pluvial, com consequente insalubridade das lojas existentes na parte de baixo e afetação à estrutura de suporte da própria laje, a CMA fez este importante e complexo investimento de demolição de toda a estrutura existente e construção de uma nova laje, repondo a escadaria e a calçada à portuguesa existente no local, reforçando também a impermeabilização e da solução estrutural.
O momento foi ainda aproveitado para assinalar a finalização de um conjunto de investimentos de regeneração urbana que totalizam aproximadamente 5 milhões de euros destacando-se as obras de qualificação urbana entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas, fundamental para a sustentabilidade do acesso rodoviário ao Rossio e ao Bairro da Beira-Mar que, agora, acontece maioritariamente pela Ponte da Eclusa e pela Ponte de São João, bem como a obra de Requalificação da Marinha da Troncalhada e Construção de novo Palheiro.
Nesta última intervenção foi construído um novo palheiro, reposicionando a zona social da marinha, valorizando o espaço e melhorando as condições de trabalho e acolhimento de turistas, permitindo o alargamento do perfil viário e a construção de um passeio e ciclovia junto ao muro do canal das pirâmides, dando assim continuidade ao circuito pedonal ao longo de todos os canais urbanos da Cidade.
Outra obra em realce foi a obra de Requalificação Urbana da envolvente à EB 2,3 de Cacia, que integrou reperfilamento da Avenida Fernando Augusto de Oliveira, com a reformulação dos sentidos de tráfego, o redimensionamento do perfil transversal dos arruamentos, a criação de uma ciclovia e de baias de estacionamento de veículos motorizados, a construção de um espaço de estar e de uma paragem de autocarro junto à entrada para a Escola e a criação de um espaço verde de lazer com enquadramento na linha de água existente nas imediações da Escola.
Ao final do dia foi inaugurada a Requalificação do Centro Urbano da Póvoa do Valado, em Nossa Senhora de Fátima. Consistiu numa obra de requalificação urbana no Largo da Capela da Póvoa do Valado e troço envolvente da Rua Direita da Póvoa do Valado.
Além da qualificação das bolsas de estacionamento, valorizou-se o espaço público melhorando os passeios, com a criação de corredores acessíveis a pessoas com deficiência, mantendo o parque arbóreo e o Coreto apostando também na organização do espaço na frente da porta principal da Igreja. Incluída na empreitada esteve também a execução da nova rede de drenagem de águas pluviais no troço da Rua Direita da Póvoa do Valado.
Na quinta-feira, dia 25 de setembro, foi inaugurada a Requalificação e ampliação da Escola Básica das Barrocas, num investimento superior 3,3 milhões de euros, cofinanciado pelo Centro 2030 em aproximadamente 50% do valor do investimento, numa aposta continuada e prioritária de valorização das infraestruturas de educação.
Toda a Escola do 1.º Ciclo foi requalificada e ampliada, com espaços adequados e com qualidade, uma vez que estavam desajustados a uma resposta educativa de qualidade, nomeadamente com a renovação das casas de banho, um refeitório para as crianças do Jardim de Infância e outro para as do 1.º Ciclo, assim como dois espaços polidesportivos integrados na requalificação total dos espaços do recreio, onde foram construídos dois recreios cobertos que dão uma resposta mais dirigida a cada uma das duas valências de Ensino, 1º Ciclo e Pré-Escolar.
No novo edifício que foi construído do lado poente/norte desta unidade educativa, unindo os atuais edifícios da Escola e do Jardim de Infância, foram ainda criadas novas áreas para uma biblioteca, uma sala polivalente, uma sala de professores, uma sala para a multideficiência.
Notícias relacionadas
-
26 Setembro 2022
ENTREGUES 5.300 EUROS EM MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO ÀS FAMÍLIAS
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) no âmbito das suas competências em matéria de Educação, fez esta segunda-feira, dia 26 de ...Notícias -
02 Maio 2025
Concurso Intermunicipal As Olimpíadas da Cidadania e do Património
A turma D do 3:º ano da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima obteve 61335 pontos no concurso “As Olimpíadas da Cidadania ...Notícias