A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresentou a nova imagem do Museu de Aveiro / Santa Joana, no dia em que fez nove anosque assumiu a sua gestão. Numa sessão públicarealizada no Claustro Antigo do Museu, que teve o Presidente da CMA, José Ribau Esteves, como anfitrião e que contou com a presença o Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, conheceu-se uma imagem que junta tradição e modernidade, inspirada na história Princesa Santa Joana, padroeira da Cidade.
“No âmbito da comemoração dos dez anos de gestão do Museu de Aveiro / Santa Joana, pela CMA, introduzimos um conjunto de reformas e alterações fundamentais, entre as quais a necessidade de modernizarmos a imagem do Museu e do seu elemento central, que é a Princesa Santa Joana. Inspirados num painel colorido da Princesa Santa Joana, da autoria do ceramista aveirense José Augusto, que apela caracteriza muito bem o despojamento, a descentralização, a juventude, a solidariedade e a partilha, que apelam às cores da vida, sendo um instrumento educativo e inspirador de valores, mais acessível e mobilizador. Mudam-se os tempos, mantém-se a devoção e cresce o valor cultural desta História.”, afirma Ribau Esteves.
A nova imagem gráfica, desenvolvida pela agência Super.Brand Consultants, é o reflexo de um design contemporâneo, que conecta esta memória e passado histórico com o presente vibrante da Cidade. A imagem destaca elementos icónicos da história da Princesa Santa, como os três florões, referentes aos casamentos reais por si recusados e uma coroa de espinhos, simbolizando sua devoção espiritual – cuja santidade conduziu à sua beatificação em 1693.
O percurso de visita do Museu de Aveiro inclui também o túmulo da princesa Santa Joana – recebido em 1472 –, a sumptuosa Igreja de Jesus, o claustro e a exposição permanente, proporcionando uma experiência rica em história e cultura.
Fundado em 1461 e instalado no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina, o Museu de Aveiro é um dos mais antigos conventos de Aveiro e alberga um dos mais valiosos patrimónios de arte religiosa em Portugal, com destaque para o período barroco.
Assinalando os 552 anos da chegada da princesa Santa Joana a Aveiro vinda de Lisboa, este é mais um momento significativo num ano em que a cidade de Aveiro é reconhecida como a Capital Portuguesa da Cultura.