A 10 de julho 2020, concluídas as obras de requalificação, que tiveram, por parte da Câmara Municipal de Aveiro, um investimento de 2,5 milhões de euros (cofinanciados a 60% pelo CENTRO 2020) e cujo projeto ficou a cargo do Arquiteto José Bernardo Távora, filho do arquiteto Fernando Távora, autor do projeto original, abriram-se as portas à comunidade, desvendando-se o novo nome do edifício - ATLAS, até esse dia Edifício Fernando Távora.
Este nome sintetizou em poucas letras aquela que é a visão da autarquia para o espaço e para as suas novas valências, sendo “um ATLAS de pensamento e saber, com a biblioteca; um ATLAS de ideias e criação, no novo espaço de coworking; um ATLAS do investidor, virado para a promoção da cidade; um ATLAS de inovação, com a instalação do novo hub do projeto Aveiro Tech City”.
No Plano Estratégico para a Cultura (PEC) é assumida a importância do “papel da cultura e da criatividade nos processos de reabilitação e regeneração urbana” e reconhece-se que a materialização do PEC “tem, necessariamente, que ser acompanhado por um programa de infraestruturas físicas e equipamentos que suportem a capacitação do sistema cultural e criativo”. A cultura está no centro da renovação e inovação urbanas e o ATLAS é “centro de pensamento, saber e inovação”. Esta sua “centralidade, os espaços, os recursos e os serviços, transformam-no num elemento catalisador de desenvolvimento cultural, social e económico da cidade”.
Um ano depois da abertura ao público, mesmo após o encerramento de 1 mês e meio, devido ao confinamento provocado pelas medidas estabelecidas para o combate à Covid-19, o ATLAS Aveiro triplicou o número de utilizadores tendo atingido ultrapassado os 50 mil visitantes até junho de 2021. A Biblioteca Municipal emprestou mais de 1000 livros por mês (12113 empréstimos).
A 10 de julho de 2021 o ATLAS Aveiro abre portas, num sábado com horário alargado até à 17h e diversas iniciativas, entre as quais o lançamento do livro, pelas 11h30, sobre a história do edifício e das diversas facetas que assumiu ao longo dos anos com o título “ATLAS Aveiro – Biblioteca Municipal: edifício Fernando Távora: projeto e obra (1964-2020)”, editado pela Câmara Municipal de Aveiro, e uma evocação do centenário de nascimento de Mário Sacramento, com a realização de uma conferência intitulada “Mário Sacramento 100 anos do Nascimento – o Escritor no Neorrealismo Português” que inclui uma mostra bibliográfica da sua obra.
Recebe ainda uma ação para os mais jovens: “Histórias do Baú” por Adélia Rodrigues da Start-Teatro. Ainda para comemorar esta data especial, irão ser realizadas visitas guiadas ao edifício.
A participação em todas as ações realizadas ao longo deste dia são gratuitas, mas carecem de inscrição prévia obrigatória para biblioteca@cm-aveiro.pt.
Notícias relacionadas
-
11 Março 2021
CONCURSO INTERMUNICIPAL DE LEITURA
- Fase Municipal apura os finalistas de Aveiro - A Rede de Bibliotecas do Município de Aveiro realizou, entre 3 e 5 de março, ...Notícias -
30 Junho 2021
ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURA PARA A INFÂNCIA DE AVEIRO
A Câmara Municipal de Aveiro encontra-se a organizar em 3.ª edição o evento que se consolida cada vez mais como de referência ...Notícias