Na passada sexta-feira, dia 6 de novembro, foi inaugurada a Exposição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, momento em que foram divulgados os vencedores desta XII edição.
O júri atribuiu três prémios, o 1.º prémio no valor de 6 mil euros à espanhola Lourdes Riera Rey com a obra “Eclosion | Reposo” (conjunto), o 2.º prémio ao espanhol Cristobal Saborit Mallol com a obra “Xiquet” de 4 mil euros e o 3.º foi atribuído ao português Alberto Vieira com a obra “Inseticida”. O prémio é no valor de 2 500 euros.
A XII edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, ficará patente ao público até 6 de dezembro, no Museu de Aveiro | Museu Santa Joana.
A exposição principal apresenta as obras selecionadas e premiadas pelo júri para o Concurso Internacional, a que concorreram cerca de uma centena de artistas portugueses e de países de outras latitudes como, por exemplo, da África do Sul, da Itália, da Eslovénia ou a Ucrânia. O diálogo artístico, técnico e cultural que os autores transmitem pelas peças concorrentes pode ser apreciado no Museu de Aveiro | Museu de Santa Joana. Estarão expostas cerca de duas dezenas de peças artistas oriundos de diferentes países, tais como Portugal, Espanha, Argentina, Alemanha, Eslovénia, Brasil, Itália, Ucrânia, África do Sul, Lituânia e Polónia.
O Júri da XII edição, com cerca de uma centena de obras a concurso e entre algumas dezenas de artistas, procurou manter privilegiar a originalidade e criatividade, valorizando artistas que vertem para as suas obras uma componente de inovação e de experimentação.