
No âmbito das comemorações da reabertura do Teatro Aveirense, no dia 23 de outubro às 14.30 horas será apresentado o espetáculo "Uma Carta Coreográfica".
De Madalena Victorino
O CORPO COMO ADIVINHA
A DANÇA COMO FÁBULA
Esta exposição é como uma carta. Uma carta escrita para si.
Esta carta quer acordá-lo para a força expressiva e transformadora que o corpo tem.
O corpo transporta consigo sentidos escondidos atrás dos seus movimentos, gestos, posturas e olhares.
Seja qual for o contexto, o corpo desvenda sempre partes da sua identidade, da sua personalidade, da sua condição e dos seus segredos. Todos estes aspectos se completam e revelam no caminhar pela vida.
Esse caminhar de cada um compõe no conjunto da população uma gigante paisagem humana em movimento, através do tempo e do espaço.
O corpo fala sem precisar de usar palavras. Não mente. A comunicação não verbal é, por isso, uma fonte poderosa de conhecimento. Uma fonte rica, misteriosa e aberta. Ajuda-nos a ler o outro entre as linhas das palavras ditas.
O que esta carta propõe é uma visita a um conjunto de corpos, com idades, em situações e condições diferentes, através da linguagem da fotografia, da pintura e do desenho, que celebram a sua existência.
Para essa celebração criou-se um grande mapa com nove painéis.
Cada um deles ilumina um ponto de vista sobre o corpo.
Lança-se aqui o convite à leitura coreográfica desta carta.
1ª Sessão no Teatro Aveirense no dia 23 de outubro de 2012, 14h, no âmbito da comemoração do aniversário de reabertura do Teatro Aveirense
Ficha Artística
Intérprete: Susana Gaspar. Programa Território Artes: AGEN/Acção de Grande Envolvimento Nacional. Direcção do Projecto: Paulo Carretas. Coordenação Geral: Marcelo Gouveia. Apoio Executivo: Ana Almeida. Conteúdos e Desenho Geral: Ideia de Madalena Victorino. Apoio: Eva Ângelo; Inês Barahona; Miguel Fragata e Ainhoa Vidal. Revisão de Texto: Rita Bento.
Salão Nobre
Duração: 90 minutos
Público alvo: maiores de 5 anos
Preço: 0,50€/pax
Reservas: mediante marcação para Serviço Educativo ou David Figueiredo ou pelo tel. 234 400 920