
"Um Gesto que não passa de uma ameaça" é de Sofia Dias e Vítor Roriz que será apresentada no Teatro Aveirense no dia 15 de setembro, às 21.30 horas.
Bilhete: 8 Euros
* PRIX JARDIN D’EUROPE 2011
* NOMEAÇÃO: Prémio Autores 2012 SPA (Sociedade Portuguesa de Autores), categoria Dança
Em “Um gesto que não passa de uma ameaça” assumimos a palavra como um corpo que sujeitamos às mesmas lógicas de composição do movimento. Considerar uma palavra enquanto corpo é lidar com toda a sua potência, é ter em conta não só o seu significado como também a sua plasticidade sonora e a sua relação com a voz, a respiração, o ritmo e a musicalidade.
Como quando repetimos uma palavra até ela perder o seu significado, neste trabalho procuramo-nos situar nesse momento de perda e atribuição de sentido, de degeneração e transformação, indo ao encontro do modo caótico como a nossa mente percebe e associa acontecimentos. Assim, libertamo-nos de determinismos semânticos e sintáticos, dissimulamos a hierarquia aparente entre a palavra, a voz, o movimento e o gesto e aspiramos a novas constelações de sentido que reflictam a complexidade da experiência humana que tão ingenuamente se tenta conter em sistemas e modelos.
Em Um gesto que não passa de uma ameaça, poderá assistir-se a um percurso degenerativo entre palavras contraditórias, contextos sem correspondência, línguas diferentes ou mesmo inexistentes, feito por ligações ténues e subtis de sons, movimentos, respirações e fonemas.
Sofia Dias e Vítor Roriz são coreógrafos e bailarinos independentes a colaborar desde 2006 na pesquisa e concepção de vários trabalhos de dança, apresentados em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suíça e Roménia. Desde o início da sua colaboração que Sofia e Vítor se propõem a explorar as possibilidades do corpo na sua simplicidade dramatúrgica, concentrando toda a actividade cénica na "presença" ou qualidade de interpretação. Os seus trabalhos caracterizam-se pela contenção, intensidade e apelam a uma forte relação com o público.
Sofia Dias e Vítor Roriz, para além da sua actividade coreográfica e interpretativa, têm leccionado vários workshops de improvisação e pesquisa de movimento a profissionais e não-profissionais das artes performativas em colaboração com as seguintes estruturas culturais: Centro em Movimento, Fórum Dança, Companhia Instável, Alkantara, Festival Ofélia. Leccionam a disciplina Oficina de Corpo aos alunos do Curso de Teatro da ESAD - Caldas da Rainha (Licenciatura) – 2010-2012.
Sofia e Vítor são artistas associados d'O Espaço do Tempo e vivem actualmente em Lisboa.
Ficha Artística:
Direcção, texto e interpretação: Sofia Dias e Vitor Roriz. Som: Sofia Dias. Colaboração Artística (imagem cenografia): Catarina Dias. Figurinos: Lara Torres. Direcção Técnica e Iluminação: Nuno Borda d’Água. Co-producção: Box Nova CCB, O Espaço do Tempo and CDCE. Parceiros: Alkantara, ACCCA, O Rumo do Fumo, Negócio/ZDB, Bains Connective. Comunicação: SUMO / Andrea Sozzi. Apoio: Projecto Financiado pela Secretaria de Estado da Cultura / DGA (Direcção Geral das Artes).