
O Teatro Aveirense assinala a entrada no ano novo com uma programação cultural diversificada, que reúne conceituados artistas nacionais e internacionais, numa combinação perfeita entre música, dança, teatro e cinema. Disfrute dos eventos que fazem desta agenda cultural um convite irrecusável para uma visita à principal sala de espetáculos da cidade. Após um 2015 cheio de sucesso com uma subida acentuada de público, o Teatro Aveirense promete continuar neste percurso ascendente, convidando todos a partilhar um 2016 com muitos espetáculos, muita cultura e muita animação.
No primeiro trimestre do ano a Música assume um papel de destaque na programação do TA com a realização de concertos promovidos pela Orquestra Filarmonia das Beiras, pelo Conservatório de Música de Aveiro, pelo Conservatório de Música da JOBRA, pela Classe de Coro do DECA e pela Banda da Armada. André Sardet, acompanha a OFB, Paulo Gonzo, Kátia Guerreiro e o francês Pierre Ardéne que canta musicas com sons do Brasil, sobem ao palco principal do TA, interpretando temas dos seus mais recentes trabalhos e revisitando outros bem conhecidos do público. O maestro António Vitorino de Almeida assinala o seu 75º aniversário num concerto/ conferência que promete ser memorável. E porque se pretende que o palco seja dos aveirenses o início do ano assiste ainda ao regresso dos artistas aveirenses Rui Oliveira e DJ Leão, num espetáculo que marca o lançamento do seu mais recente projeto musical.
No teatro em jeito de comédia, com José Pedro Gomes, Aldo Lima, Ana Brito e Cunha, Francisco Menezes e Joana Brandão interpretam um texto de Mathiieu Delaporte e Alexandre de la Pateliére, na peça intitulada Nome Próprio, com encenação de Fernando Gomes. As academias de dança de Aveiro sobem ao placo com a Escola de Bailado de Aveiro traz ao palco do TA o espetáculo “A EBA e a Bela e o Monstro”, numa interpretação do conhecido filme de animação infantil.
O Teatro Aveirense não esquece o público juvenil e abre o novo ano com o projeto Música nas Escolas 2016, sob a designação Operação Ópera! – Concerto de Família, promovido pela Orquestra Filarmonia das Beiras. Março marca o regresso de Sónia Araújo com um novo espetáculo musical. Depois do sucesso de “Sónia e as profissões”, que atingiu a marca de “Platina” atribuída pela AFP, a artista está de volta com o seu mais recente trabalho “Hábitos Saudáveis”.
Os votos de um bom ano fazem-se pela voz de André Sardet, que se junta à Orquestra Filarmonia das Beiras, no tradicional concerto de Ano Novo. Sob a direção do maestro António Vassalo Lourenço, revisite algumas das suas composições, num espetáculo que certamente fará do público um importante interveniente. O início do novo ano é ainda o mote para o espetáculo de música promovido pelo Conservatório da JOBRA e para o Concerto de Reis interpretado pelo Conservatório de Música de Aveiro.
Ainda em Janeiro, o músico francês Pierre Ardéne subirá ao palco principal do Teatro Aveirense para interpretar alguns do êxitos do seu vasto reportório, entre os quais, os duetos gravados com Jorge Palma, Cuca Roseta, Sara Tavares ou Mário Laginha. O teatro comédia tem José Pedro Gomes, Aldo Lima, Ana Brito e Cunha, Francisco Menezes e Joana Brandão como principais protagonistas. Com texto de Mathiieu Delaporte e Alexandre de la Pateliére, a peça, intitulada Nome Próprio, é encenada por Fernando Gomes.
O mês de Fevereiro marca o regresso da Escola de Bailado de Aveiro ao palco principal do TA. Sob a designação de “A EBA e a Bela e o Monstro”, a conhecida escola de dança aveirense interpreta um famoso clássico de animação infantil. A 12 de Fevereiro, Aveiro recebe a voz inconfundível de Paulo Gonzo, um nome incontornável do panorama musical português, que este ano comemora 40 anos de carreira. O mês encerra da melhor maneira com a presença do maestro António Vitorino de Almeida, num concerto/ conferência intitulado “Portugalidade”, que assinala o seu 75º aniversário.
Em Março o palco principal do TA recebe a cantora portuguesa Kátia Guerreiro que apresenta o seu mais recente álbum intitulado “Até ao Fim”. A acompanhá-la estão Pedro de Castro e Luis Guerreiro na Guitarra Portuguesa e João Veiga na Viola. Durante este mês assista ao concerto de Páscoa, interpretado pela Classe do Coro do DECA e ao lançamento do CD de Música Tradicional Eletrónica, pelos músicos aveirenses Rui Oliveira e DJ Deão, num projeto que designaram ANDARILHO 2.0.
O TA não esquece o público juvenil e abre o novo ano com o projeto Música nas Escolas 2016, sob a designação Operação Ópera! – Concerto de Família, promovido pela Orquestra Filarmonia das Beiras. Março marca o regresso de Sónia Araújo com um novo espetáculo musical. Depois do sucesso de “Sónia e as profissões”, que atingiu a marca de “Platina” atribuída pela AFP, a artista está de volta com o seu mais recente trabalho “Hábitos Saudáveis”.
O ano de 2016 mantém a aposta em eventos regulares que atraem, cada vez mais, o público. Na primeira quinta do mês, o ponto de encontro é no salão nobre do TA, onde o Café Concerto promete um espetáculo musical com artistas da região, numa organização da Palco Central. Os “Filmes das nossas Terças”, em protocolo com o Plano Obrigatório, oferece uma seleção de filmes de reconhecida qualidade, raramente vistos nas grandes salas de cinema. Habitual na programação do TA é também a realização dos Chás Dançantes, um evento co-produzido pela Oficina de Música de Aveiro, que acontece uma vez por mês.