O projeto de arquitetura da obra de ampliação/requalificação da EB1 da Vera Cruz vai ter algumas alterações que resultam do trabalho de análise que o novo Executivo elaborou ao projeto inicial, tendo concluído a necessidade de corrigir alguns erros e pressupostos base, conferindo melhores condições aos futuros utilizadores do Estabelecimento de Ensino.
Nesse sentido procedeu-se ao aumento da área do refeitório, permitindo o fornecimento de refeições a um maior número de alunos ao mesmo tempo, assim como o aumento da área coberta (telheiros). De igual modo, e para permitir melhores acessibilidades internas e externas, foi reformulado todo o projeto de corredores internos, de forma a permitir o acesso a qualquer ponto do estabelecimento de ensino sempre através de corredores fechados, garantindo a melhoria térmica em relação às várias salas de aula.
No que respeita às acessibilidades externas será executado o recuo do muro frontal à Rua do 1.º Visconde da Granja, permitindo, na nova entrada principal da Escola, o acesso e largada das crianças. A alteração ao projeto permitiu também relocalizar a zona destinada à deposição dos resíduos sólidos urbanos, num local com maior funcionalidade de recolha.
Com o objetivo de potenciar a utilização futura do Polidesportivo da Escola procedeu-se também à reconfiguração dos balneários de apoio ao pavilhão/ginásio.
Na sequência da aprovação das alterações ao projeto de arquitetura da obra de ampliação/requalificação da EB1 da Vera Cruz, o Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura do procedimento por ajuste direto, com convite único à empresa SOCERTIMA, Construções Lda., pelo valor de 149.862,81€ + IVA para a execução dos trabalhos de construção civil necessários.
Foi ainda autorizada a abertura do procedimento por ajuste direto à empresa PORTICO, Gabinete de Engenharia Lda. pelo valor de 2.880,00€ + IVA para a realização das alterações aos projetos de especialidade.