ABRIL, MAIO, JUNHO e JULHO! Pois é, não é um, mas são muitos, os meses que prometem momentos de elevação no Teatro Aveirense! Aqui faremos viagens únicas pelos mais diversos modos de “fazer” Cultura! Teatro, Música, Dança e Serviço Educativo em Aveiro, convidam num palco aberto a todos os públicos.
Já em Abril, Fernando Alvim traz um novo conceito de fazer música com Samuel Úria e Minta & The Brook Trout em “Não é um, são dois”; segue-se o Teatro Meridional que nos transporta numa viagem humana sobre a importância dos valores e da vida em “O Sr. Ibrahim e as Flores do Corão” - Espetáculo de Honra no Festival de Teatro de Almada; o “A Ballet Story” de Vítor Hugo Pontes - sem pontas nem tutus, mas com ténis e capuzes - é a nossa proposta para comemorar a Dança. Abril encerra com o teatro “Conversas depois de um enterro” de Yasmin Reza, com Custódia Galego e Filipe Duarte.
Maio rima com Festas da Cidade! Ao Aveirense regressa a tragédia grega com “Oresteia”, de Esquilo, pela Companhia Teatro Braga; Áurea vem encantar a alma e o coração com a Orquestra Filarmonia das Beiras; e no dia de Aveiro, teremos o privilégio de escutar a mais rara verdade na voz de Cuca Roseta. O cartaz internacional traz-nos ainda a paixão e o improviso do jazz vocal de Patrícia Barber e uma incursão pelo profundo mundo pessoal de Mick Harvey, elemento fundador dos grupos The Birthday Party e The Bad Seeds - banda de apoio a Nick Cave.
Junho começa em grande com o “Mundo Pequenino”, o mais recente trabalho dos Deolinda; a Companhia de Teatro de Almada fará de sua justiça com “Um dia os réus serão vocês: o julgamento de Álvaro Cunhal”, nas comemorações dos cem anos do seu nascimento. Atrevidamente a programação continuará no máximo e além fronteiras com Al di Meola num concerto inspirado no imaginário dos Beatles e a música poética do pianista Michael Nyman – compositor de excepção com uma obra vasta e reconhecida, distinguido com os prémios Ivor Novello, Golden Globe, Bafta e American Film.
Rematamos este Junho com uma descrição saborosa e irónica do Papalagui, o homem branco, pela Companhia francesa 2T3M – em cumplicidade com o famoso Festival de Teatro de Almada, que nos oferece este belo objecto teatral em que toma a palavra um chefe de uma tribo da Polinésia.
Em Julho vamos a banhos mas não, sem antes, vos trazer a boa disposição do espectáculo “Guru”, com encenação de José Pedro Gomes, e a participação de Rui Unas e Custódia Gallego; e a tradicional ópera “As Bodas de Fígaro”, pela Orquestra Filarmonia das Beiras, com uma narrativa encadeada de intrigas e situações cómicas que se sucedem em catadupa.
A temporada é ousada e temos mais, muito mais! Teatro de sombras para os mais novos, uma perfomance plástico-sonora para bebés; as escolas de dança a brilhar com o melhor do que se faz em Aveiro, e tantas outras propostas surpreendentes, porque artistas e criadores não param de sonhar e trabalhar, e tenazmente ousam apresentar as suas produções.
Por isso, renovamos o convite: venha ao Teatro, partilhe connosco o que de melhor temos para dar.
Em 2013, a Cultura apetece em Aveiro!