Em dezembro, a programação presenteia-nos com «Acústico» o novo concerto de Tiago Bettencourt, diverte-nos com “A Verdadeira História da Barbie”, uma alta comédia requintada, e encerra com o clássico “Lago dos Cisnes”, pela Russian Classical Ballet. A Orquestra Filarmonia das Beiras e Conservatório de Música de Aveiro levam-nos pelos clássicos, e para os mais novos há Cinema de Animação e o Natal Artístico com a Pantopeia.
Tiago Bettencourt, autor de referência da nova música portuguesa, apresentará em Aveiro um concerto onde revisita os temas mais marcantes do seu percurso. «Acústico» nasceu num espetáculo íntimo, gravado no Verão perante 60 pessoas. Diz Tiago Bettencourt que «este álbum é o que é: músicas que, desde o princípio, o grande público foi escolhendo como suas preferidas (…), agora, despidas e rearranjadas, sem truques».
A peça “A Verdadeira História de Barbi”, de José Pinto Correia, parte de um universo anedótico associado às “tias” portuguesas que encontramos algures entre Lisboa, Cascais e Sintra, mas também em muitas outras cidades portuguesas. Em palco critica-se de forma corrosiva, a vida de três senhoras de meia idade da classe média–alta expondo as suas fantasias, ambições e frustrações.
A Orquestra Filarmonia das Beiras associa-se a nós, num concerto alusivo às comemorações do Aniversário da Universidade de Aveiro, que será também o último do "Ciclo Beethoven - 2011/2013 - Integral das Sinfonias e dos Concertos para Piano". Connosco estarão também o Banda Sinfónica e Coro do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, que juntarão 350 alunos em palco.
A Russian Classical Ballet traz-nos o bailado “Lago dos Cisnes”, uma narrativa encantadora com sumptuosos cenários, maravilhosos figurinos e um deslumbrante leque de melodias que compõem esta grande obra-prima do ballet clássico.
Em dezembro, a programação de Serviço Educativo trará Cinema de Animação, curtas metragens para Famílias e Escolas; e convidámos a Pantopeia que nos preparou um Natal Artístico onde os participantes são as estrelas no “firmamento” e onde se pretende desenvolver a criatividade, a imaginação e a motricidade.
O Cinema também não irá faltar na nossa programação, seja com sugestões da Plano Obrigatório, seja com o programa “Fitas na Ria”. Sessões a não perder!