
Os Presidentes das Câmaras Municipais de Aveiro, Viseu e Guarda reuniram em Aveiro no dia 26 de fevereiro, num segundo encontro da "Platafoma A25" do qual se destaca a importância estratégica e interesse nacional do Corredor Rodo-Ferroviário Aveiro-Viseu-Guarda-Salamanca.
"Plataforma A25", mecanismo de cooperação entre as cidades do eixo da A25, reuniu tendo como tema principal as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado. A cooperação entre os três Municípios na programação cultural e desportiva foi igualmente debatida.
Da análise ao relatório do Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado, que se encontra em discussão pública, a “Plataforma A25” assume as algumas posições.
A primeira é reafirmar a elevada importância estratégica do novo corredor ferroviário Aveiro, Viseu, Guarda Salamanca, para o aumento da competitividade da economia nacional, em especial das empresas exportadoras (sendo que 70 por cento das exportações portuguesas são de empresas das Regiões Centro e Norte). Exige-se ainda a sua concretização prioritária com recurso aos Fundos Comunitários do ciclo 2014/2020.
A Plataforma A 25 pretende lembrar que o investimento em causa contribuirá de forma relevante para a redução dos custos de logística das empresas, pela competitividade do transporte ferroviário, com ganhos comerciais, financeiros e ambientais. Cria-se assim uma operação logística integrada e competitiva, utilizando os portos da Região Centro (Aveiro e Figueira da Foz) e da Região Norte, e as redes rodoviária e ferroviária de ligação Norte/Sul e Nascente/Poente, de que o eixo Aveiro, Viseu, Guarda, Salamanca, é peça chave.
De realçar também que os Municípios de Aveiro, Viseu e Guarda continuarão a desenvolver um trabalho de concertação institucional no âmbito da rede de entidades públicas e privadas das Regiões Norte e Centro, em defesa deste investimento, que apresenta um relevante interesse nacional.
Os Municípios comprometem-se a estabelecer contactos formais com as autoridades locais e regionais de Espanha, nomeadamente de Cidade Rodrigo, Salamanca e da Região de Castela e Leão, visando a defesa do Corredor Logístico E80, da sua construção e competitividade. O objetivo é conjugar esforços e articular investimentos na área da logística e transportes entre estas Regiões de Portugal e de Espanha.
Ribau Esteves (Aveiro), Almeida Henriques (Viseu) e Álvaro Amaro (Guarda) abordaram ainda outros temas nesta reunião da “Plataforma A25”, decidindo iniciar desde já um trabalho de cooperação institucional ao nível da programação cultural e da organização de eventos desportivos, que realize sinergias financeiras e de gestão, e potencie a valorização da identidade do eixo Aveiro, Viseu, Guarda.
A próxima reunião da “Plataforma A25” realizar-se-á na Guarda.