
Autarcas de Aveiro, Guarda e Viseu receberam a garantia de que até ao final do ano será redefinido o plano de portagens na ex-SCUT da A25. No encontro com o Ministro da Economia, António Pires de Lima, ocorrida segunda-feira, dia 17, foram também apresentadas posições sobre investimentos na ferrovia e portos.
A Plataforma A25, constituída pelos presidentes dos municípios de Aveiro, Guarda e Viseu, Ribau Esteves, Álvaro Amaro e Almeida Henriques, foi recebida em audiência, segunda-feira, dia 17 de março, pelo Ministro da Economia, António Pires de Lima.
Entre outros temas, o encontro serviu para debater o plano de opções de investimentos relativo às infraestruturas de transportes e logística no horizonte 2020. A este respeito, a Plataforma A25 regista uma receção positiva do Ministro da Economia quanto às prioridades no desenvolvimento do sistema ferroviário e portuário do Centro-Norte, e designadamente no corredor da A25, entre Aveiro – Viseu – Guarda e Vilar Formoso.
Os autarcas da Plataforma A25 reiteraram ao Ministro da Economia a sua convicção quanto ao facto deste investimento constituir a opção que melhor serve os interesses de competitividade económica nacional e das regiões do Centro-Norte.
Estando a disponibilidade do Governo Português confinada à capacidade orçamental, os autarcas insistiram a António Pires de Lima a total disponibilidade de cooperação no sentido de se encontrarem as opções que permitam acomodar aquelas prioridades ao volume de financiamento.
A Plataforma A25 recebeu também, nesta audiência, a garantia de que está em estudo a redefinição do plano de portagens na ex-SCUT da A25 e que a aplicação decorrerá até ao final do ano, no sentido de corrigir situações de evidente injustiça social económica, de acordo com o real serviço prestado a populações e empresas.