O ano de 2017 fica marcado, para os Museus de Aveiro, Museu de Aveiro / Santa Joana, Museu da Cidade, Museu Arte Nova e Ecomuseu Marinha da Troncalhada, por um crescimento efetivo no número de participantes nas actividades e nos visitantes, tendo-se ultrapassado, pela primeira vez, a barreira dos 100 mil visitantes, que representou um aumento de quase 50% face ao ano anterior.
De destacar ainda que em 2017 se procedeu à aprovação de documentos estruturais e de estratégia de gestão, que trouxeram para o Município um papel pioneiro e percursor pela elaboração de documentos de política museológica, ainda pouco usual no País, destacando-se a boa experiência da delegação de competências de gestão do Museu de Aveiro / Santa Joana.
Programação planeada é chave para o sucesso
A realização da XIII Bienal Internacional de Cerâmica Artística contribuiu para o expressivo acréscimo de visitantes. No entanto, fator decisivo a ter em linha de conta, é a existência de um programa regular de actividades que, com o decorrer do tempo, tem consolidado a imagem e a afirmação dos museus e fidelizado segmentos de público. A aposta em exposições com maior qualidade e impacto junto do público, a par com as colaborações com entidades externas na dinamização de iniciativas permitem clarificar a natureza dos resultados e exprimem o papel central que os Museus detêm, actualmente, no universo e nas dinâmicas culturais da Cidade e do Município.
Museu de Aveiro / Santa Joana aumenta visitas em meses com menos fluxo
Em linha com todos os homólogos, o ex-libris dos Museus de Aveiro registou um aumento de visitantes de quase 7%. Sendo por tradição o mês de maio o que atinge um número de visitantes mais elevado em relação aos restantes, o facto de em 2017 tal não ser expressivo e de, no cômputo global, existir um crescimento efetivo no total do ano, revela estar-se em presença de um comportamento diferente das dinâmicas de públicos e de um interesse crescente e continuado pelo espaço museológico e pela sua oferta patrimonial e cultural.
Museu da Cidade de Aveiro duplica número de visitantes
O Museu da Cidade de Aveiro, no conjunto dos seus núcleos (Museu da Cidade, Museu Arte Nova e o Ecomuseu Marinha da Troncalhada), revela um crescimento acentuado em 2017, tendo duplicado o número de visitantes por comparação com o registo do ano anterior – de 28.238 em 2016, para 65.971 em 2017.
Os números são também superiores em todos os seus núcleos, tanto nas exposições, como na participação em ações de Serviço Educativo, acontecendo isso também na galeria da Antiga Cap