
No passado dia 23 de maio, o Município de Aveiro recebeu, no Palácio Fronteira, em Lisboa, o Prémio “Estudo e Divulgação” dos “Prémios SOS Azulejo 2011”.
Numa cerimónia que contou com representantes dos Parceiros do Projeto “SOS Azulejo”, da Autarquia Aveirense estiveram presentes a Vereadora do Pelouro da Cultura, Maria da Luz Nolasco, duas técnicas municipais e de Feliciano David, um dos coleccionadores de azulejos Arte Nova.
O prémio atribuído diz respeito ao Catálogo da Exposição Itinerante “A Arte Nova nos Azulejos em Portugal – colecção de Feliciano David e Graciete Rodrigues”. A mostra esteve patente no Museu da Cidade de Aveiro de 16 de julho a 2 de setembro de 2011.
A exposição trouxe, pela primeira vez, a público uma extensa e sistemática colecção de azulejaria nacional e internacional de pendor Arte Nova, cuidadosamente reunida ao longo dos anos por Feliciano David e Graciete Rodrigues.
Estiveram expostos mais de cem painéis representativos das mais importantes fábricas nacionais e internacionais – Sacavém, Fonte Nova, Devezas, Carvalhinho, Lusitânia, Constância e Caldas da Rainha, bem como de várias fábricas internacionais. A exposição ganhou destaque por se tratar da primeira exposição de azulejaria nacional dedicada exclusivamente à temática Arte Nova, um tema tão próximo da realidade aveirense.
Neste contexto, na edição dos prémios “SOS Azulejo”, o catálogo foi o principal premiado na categoria de “Estudos e Divulgação”. Os prémios “SOS Azulejo” visam:
- Reconhecer, valorizar, dar visibilidade e fomentar acções de protecção e valorização do património azulejar português e/ou de origem/tradição portuguesa;
- Contribuir directa e indirectamente para a segurança, a conservação e o restauro certificados, o estudo, o usufruto e a divulgação adequados do património azulejar português e/ou de origem/tradição portuguesa;
- Reforçar e incentivar a ligação e o orgulho das populações e das instituições em território português pelo seu património azulejar e/ou, noutros países, pelo seu património azulejar de origem/tradição portuguesa;
- Encorajar e apoiar projectos, estudos e acções de qualidade que aproveitem, valorizem e dinamizem o potencial do património azulejar português.
Os Prémios ‘SOS Azulejo’ destinam-se a galardoar os melhores trabalhos, projectos, estudos, contributos, obras e acções de protecção e valorização do património azulejar português e/ou de origem/tradição portuguesa, a título individual, institucional ou colectivo.