Visite as diferentes exposições patentes nos espaços municipais. “São Gonçalinho… Santos da casa fazem Milagres” no Museu da Cidade de Aveiro, “Joalharia Orgânica” no Museu Arte Nova, “Reviver o passado com o Afonso Henrique” na Galeria da Assembleia Municipal de Aveiro e “Fragmentos da História da Cidade” nos Paços do Concelho.
A mostra documental “São Gonçalinho… Santos da casa fazem Milagres” patente até 2 de fevereiro no Museu da Cidade de Aveiro reúne, entre outras, as peças que têm vindo a ser doadas ao longo dos anos pelas diversas mordomias, percorrendo, deste modo as vivências associadas as Festas de homenagem a São Gonçalinho.
As obras concebidas pelos mais ilustres artistas da cidade evocam ano após ano a versatilidade deste Santo que nesta casa, que é a nossa cidade, faz milagres...
Tem entrada gratuita.
O Museu Arte Nova recebe “Joalharia Orgânica”, uma mostra de peças representativas da linguagem e filosofia da marca Carolina Curado Jewellery Designer que associa a utilização de metais menos nobres, como o latão, a todo um conjunto de elementos decorativos florais e animais. A entrada custa 1 euro e está incluída na visita ao Museu Arte Nova.
As duas mostras podem ser visitadas de terça a sexta-feira, das 09.30 às 12.30 horas e das 14.00 às 18.00 e aos sábados e domingos das 14.00 às 18.00 horas.
Até 31 de janeiro podem ser apreciadas mais duas exposições: “Reviver o passado com o Afonso Henrique” na Galeria da Assembleia Municipal e “Fragmentos da nossa história” nos Paços do Concelho. Ambas, com entrada gratuita, estão abertas de segunda a sexta-feira, das 9.30 às 12.30 horas e das 14.00 às 17.30 horas.
Afonso Henrique reside, desde 1972, em Aveiro onde logo se apaixonou pelas artes do fogo.
Colaborou como designer e escultor em várias fábricas de cerâmica artística. Faianças de S. Roque, Aleluia, Artibus e Vista Alegre, etc., nesta cidade e Ílhavo.
A sua paixão pelas formas, levou-o a trabalhar em múltiplas actividades artísticas mas foi no grés que viu a base da pasta para a sua exploração na vida escultórica.
As peças expostas são datadas de 1983 e foram adquiridas pela Câmara Municipal de Aveiro, ao autor, numa exposição que esteve patente, nesse mesmo ano, no antigo Salão Cultural.
Estas 17 figuras de barro policromado envergam os trajes tradicionais da nossa região.
Exposição de fotografias de António Graça.
António Graça tornou-se conhecido pelo seu passatempo favorito: captar pela fotografia pormenores e quadros citadinos, além de coleccionar imagens obtidas por outros fotógrafos amadores, seus amigos, sobretudo com a temática que designou por Aveiro Antigo e sua Evolução.
É uma parte desta colecção, que doou à autarquia aveirense, que se pode reviver nesta exposição patente nos Paços do Concelho.