
Dia 21 de junho, o Teatro Aveirense recebe o espetáculo "Le papalagui" do Festival de Teatro de Almada.
PAPALAGUI
+ Compagnie 2T3M
Teatro | M/12 | Bilhete: €5
Sala Principal | 22H00 | 50 Min (Legendado Português)
Do Festival de Teatro Almada chega este belo objeto teatral em que um chefe de uma tribo da Polinésia faz uma descrição saborosa e irónica do Papalagui, o homem branco.
Papalagui (que quer dizer “homem branco”) consiste num relato feito por um nativo das Ilhas Samoa, na Guiana francesa, após uma viagem à Europa no início do século XX. Com humor e malícia, a civilização ocidental é passada pelo crivo do bom senso deste simpático nativo: espantado, o viajante conta à sua tribo os estranhos costumes e valores dos homens brancos, que “vivem uns em cima dos outros numas cabanas enormes, feitas de pedra”. Um século depois, este texto (“uma pequena jóia de ironia”, segundo o Le monde) não perdeu pitada da sua atualidade.
Tuiavii nunca teve intenção de publicar estas reflexões, nem sequer de as imprimir. Elas representavam um apelo aos povos dos mares do Sul para que quebrassem todos os elos com os povos esclarecidos do continente europeu. Este chefe tribal acalentava a profunda convicção de que o pior erro cometido pelos seus antepassados fora o de crerem que a luz da Europa lhes traria a felicidade. Não nos consideremos, então, demasiado cultos, e desçamos, por uma vez, das alturas do nosso espírito até aos modos simples deste polinésio que nos ajuda a entender como perdemos o sentido da natureza humana, criando ídolos sem vida.
Erich Scheurmann