A Câmara Municipal de Aveiro adjudicou a prestação de serviços para avaliação das infraestruturas dos Canais Urbanos e elaboração de estudo prévio com proposta de intervenção à empresa CONDURIL – Engenharia SA, pelo valor de 7.750€ (acrescidos de IVA) e um prazo de execução de duas semanas.
Esta prestação de serviços permitirá avaliar o estado de conservação das estruturas dos Canais da Cidade de Aveiro, como são exemplo o sistema de eclusas e comportas existentes no Canal das Pirâmides, Canal de São Roque e Canal do Paraíso, avaliação da Ponte de S. João assim como dos muros dos canais e proporá soluções técnicas de reforço ou reabilitação das mesmas.
Após um profícuo trabalho de articulação entre as várias entidades envolvidas, no sentido de regularizar toda a atividade existente nos Canais Urbanos da Ria de Aveiro, a Câmara Municipal de Aveiro aprovou um novo Regulamento dos Canais Urbanos da Ria de Aveiro, criando condições para a realização do procedimento de “Hasta Pública por licitação verbal para atribuição do direito de uso privativo de 10 cais de atracação nos Canais Urbanos da Ria de Aveiro para o exercício da atividade marítimo-turística” (a qual se veio a realizar no passado dia 12 de dezembro de 2014). Foram então arrematados todos os Cais colocados na praça, representando um valor global de receita para a Câmara Municipal de 1,2 milhões de euros (a receber em cinco anos), tendo todos os pagamentos sido cumpridos em 2015 e em 2016, e recebendo a operação uma avaliação global muito positiva.
A receita proveniente da referida hasta pública representa a sustentabilidade financeira para a realização dos investimentos de qualificação e valorização das infraestruturas dos canais urbanos da Ria de Aveiro, tendo sido já realizada uma intervenção de limpeza e pintura dos canais urbanos no ano 2015, estando a CMA neste momento a decorrer a empreitada de reabilitação das pontes pedonais dos canais urbanos da Ria de Aveiro.