Já arrancou a empreitada de execução da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Esgueira. Trata-se de uma importante obra que vai disponibilizar condições com a devida qualidade para os Profissionais de Saúde e os Utentes da USF de Esgueira, perspetivando-se a sua entrada em funcionamento no final do Verão do próximo ano 2015.
Depois da comunicação do Visto expresso do Tribunal de Contas, a 15 de julho, e da concretização de um conjunto de diligências preparatórias necessárias para o início da obra foi possível a assinatura do auto de consignação ocorrida no dia 28 de agosto.
A empreitada está a ser executada pela empresa “POLISPROEZA, Engenharia e Construção Lda”, com um custo de 662.651,61€ (acrescida de IVA) e um prazo de execução de 12 meses. Trata-se de uma obra cofinanciada pelo PORCentro (com uma taxa de 85%) existindo também uma comparticipação do Ministério da Saúde, ambas revalidadas recentemente.
A nova USF ficará localizada no terreno adjacente à Escola do Ensino Básico Aires Barbosa onde atualmente está implantado o denominado “Pavilhão das Cardadeiras”, há muitos anos adaptado a Pavilhão Desportivo e utilizado pelo Clube do Povo de Esgueira (CPE) por cedência da CMA.
Com o objetivo de criar uma alternativa com qualidade para a prática desportiva para o CPE (e para outras Associações Desportivas do Município), a CMA desenvolveu um trabalho de negociação com o Agrupamento de Escolas de Esgueira, visando a entrega à Autarquia da gestão das horas de utilização não letiva dos dois Pavilhões Desportivos existentes. Trata-se de um processo original que a CMA quer replicar e de grande importância no apoio às atividades das Associações Desportivas.
Nesse sentido, o Executivo Municipal deliberou aprovar o Protocolo de Cooperação entre o Município de Aveiro e o Agrupamento de Escolas de Esgueira para utilização dos Pavilhões Aires Barbosa e Jaime Magalhães Lima.
Considerando a ausência de equipamentos desportivos cobertos (pavilhões polidesportivos) propriedade da CMA, que propiciem a prática desportiva aos vários Clubes e Associações do Município, a CMA desenvolveu um trabalho de negociação com o Agrupamento de Escolas de Esgueira, visando a entrega à CMA da gestão das horas de utilização não letiva dos dois Pavilhões Desportivos existentes, num processo original que queremos replicar e de grande importância no apoio da CMA logístico e financeiro à atividade das Associações Desportivas.
Considerando o início da empreitada de construção da Unidade de Saúde Familiar de Esgueira no passado dia 01 de setembro, bem como a falta de qualidade do denominado “Pavilhão das Cardadeiras” há muitos anos adaptado a Pavilhão Desportivo, o Clube do Povo de Esgueira (CPE) é um dos Clubes Desportivos que vai usufruir das horas de utilização não letiva acima referidas.