A equipa do Bairro de Santiago participou, em Beja, no campeonato nacional, tendo ficado em primeira lugar, revalidando o título de campeã nacional de Futebol de Rua. A final foi disputada no dia 22 de julho, em Beja, tendo a equipa do Bairro de Santiago derrotado a equipa de Setúbal por 8-7.
Pretende-se com o Futebol de Rua envolver toda a comunidade aveirense ao mesmo tempo que se procura promover a prática desportiva, como estratégia inovadora de intervenção social. Ambiciona-se também sensibilizar toda a sociedade civil para as questões da pobreza e da exclusão social.
A Câmara Municipal de Aveiro associa-se a este projeto que no entender da Vereadora com o Pelouro da Ação Social se “reverte de grande importância para a nossa autarquia”. “Estar com os nossos parceiros na primeira linha de dinamização e promoção da prática desportiva como estratégia de intervenção social. É nosso dever sensibilizar a sociedade civil para as questões de pobreza e exclusão que, infelizmente, como sabemos, são reais e com alguma incidência no nosso concelho. Desta forma Aveiro promove a capacitação e a valorização da pessoa humana”, referiu Teresa Christo.
No torneio nacional, que decorreu em Beja, participaram 14 equipas de Futebol de Rua. Recorde-se que o treinador da equipa das Florinhas do Vouga, Bruno Seco, é também o treinador da Seleção Nacional de Futebol de Rua. A equipa portuguesa marcará presença no “Homeless World Cup” (Mundial de Futebol de Rua) que vai decorrer em outubro no México.