
- Dia Aberto no Ecomuseu Marinha da Troncalhada -
A Câmara Municipal de Aveiro organiza no dia 6 de julho, sábado, a Festa da Botadela no Ecomuseu Marinha da Troncalhada, das 10h00 às 16h30.
Do programa deste Dia Aberto constam atividades de animação. Entre as 10h00 e as 12h00 terão lugar visitas guiadas à marinha e ao Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA), bem como os ateliers para os mais novos, “Mãos na Massa – plasticina de sal”, promovido pelo Museu da Cidade, e “Sais efervescentes” dinamizado pela Universidade de Aveiro. Das 15h00 às 16h00 decorre o atelier de experimentação: “Marnoto por um dia”.
Em simultâneo decorrerá uma mostra de sal e de outros produtos das marinhas de Aveiro, realizada em colaboração com os marnotos e proprietários das marinhas 18 dos Caramonetes, Ilha dos Puxadoiros, Grã-caravela e Noeirinha e Santiago da Fonte.
A animação, com performances, etnografia e o convívio, tem como protagonistas os Marnotos, a Mordomia de São Gonçalinho, o Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas e o Grupo de Cantares Xailes de Aveiro.
O dia termina em grande Festa, com a chegada a Aveiro da Grande Regata de Moliceiros (junto à Estrada-Dique), pelas 16h30. Para melhor fruição deste momento único da Ria de Aveiro, o referido acesso estará cortado ao trânsito entre as 15h00 e as 19h00.
Botadela, uma viagem à história das marinhas de Aveiro
De pura raiz aveirense, o dia da botadela é um dia de festa, em toda e qualquer marinha do salgado da ria de Aveiro. Festa que ancestralmente traduz a profunda alegria do marnoto em “botar” a sua marinha a sal, iniciava-se com a dura faina de andoar, ou o arear dos solos, seguida pelo “arriar da moira”, com a ajuda solidária de marnotos, moços e salineiras das marinhas mais próximas. Do momento faziam ainda parte danças e cantares regionais e o tradicional “jantar da botadela” (almoço), com o costumeiro escoado de bacalhau ou de peixe da ria.