De 7 a 28 de setembro, a Galeria do Edifício da Antiga Capitania recebe a exposição "Circus" de Alexandre Rola. Tem entrada livre.
A mostra poder ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9.30 às 12.30 horas e das 14.00 às 18.00 horas.
A natureza do processo criativo de Alexandre Rola assenta na apropriação e descontextualização de objetos existentes do quotidiano como a utilização dos cartazes publicitários que invadem as nossas cidades sem pedir permissão.
Partindo de operações de deslocação, reminiscência do ready-made e das gramáticas nouveau réaliste , o artista oferece-nos uma visão cúmplice, mas simultaneamente crítica da sociedade contemporânea.
Para o artista, a pintura funciona como catarse e afirmação social. Uma espécie de ampliação do humano num sentido emancipatório e plural, materializado na solidariedade.
È uma arte de diálogo, experimentação e apropriação de materiais pobres em que a primeira vista reflecte o caos e que, ao mesmo tempo, nos torna mais humanos.
A temática circense já foi retratada ao longo da história por grandes nomes da arte como Alexandre Calder, Picasso, Chagall, Rouault entre outros. Artistas cujas obras inspiraram e serviram de ponto de partida para a realização de “Circus”.
Nesta série “Circus”, o artista mostra-nos uma vida nómada, dura, de dedicação incansável. Esta perspetiva está, como normalmente, camuflada nas suas obras com o manto da cor e movimento. Temos uma alegria aparente e forçada dos palhaços. Um esforço e dedicação de uma vida pouco reconhecida que o artista, de alguma maneira, tenta trazer a público.
Alexandre Rola, nasceu no Porto em 1978, Vive e trabalha no Porto. Mestrado em Intervenções Urbanas pela ESAD. É Licenciado em Economia e Design Gráfico pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos. ~
Tendo iniciado a sua atividade expositiva no inicio do século XXI, destacam-se as seguintes exposições individuais:
“Circus” – Fábrica Braço de Prata, Lisboa 2012; Intervenção Mural na FBP, Lisboa 2012; Exposição de fotografia “Porto” no Palácio Artes- Fábrica Talentos, Porto;2012; “Circus”- CLP, Porto, 2011; Instalação “Atelier” no Palácio das Artes,
Porto, 2011; Instalação Fotográfica “Watch” no PA- Fábrica de Talentos, Porto, 2011; Instalação e Pintura ao vivo no Palácio das Artes, Porto, 2010; Exposição inaugural do Palácio das Artes, Porto, 2010; “Home+” na galeria Bestartis, Lisboa, 2009; “Home+” na galeria do CLP, Porto, 2008.
Participou nas seguintes Coletivas: «Arte Pintada a Letras» – Museu Espinho 2011; “VII ciclo de apresentações Artísticas” Penafiel, 2009; “Não lugares de reflexão no CC Cascais, Lisboa, 2009; Coletiva AVEIROARTE, Aveiro, 2009;
Coletiva 5ª Bienal de Pintura Arte Jovem de Penafiel, 2008; Angariou prémios como o Prémio IX Bienal Eixo Atlântico 2011; 1º prémio de fotografia Argo, Rio Tinto, 2008; Prémio de pintura Desigual, Espanha, 2007, entre outros.