
O Executivo Municipal deliberou tomar conhecimento do Relatório de Avaliação do Estado de Conservação dos Arruamentos Municipais desenvolvido pelos Técnicos da CMA.
Da análise ao Relatório apresentado são evidenciados alguns dados mais expressivos, tais como, apenas 20 por cento das vias (121,03 km) está em bom estado. Em estado sofrível e mau, estão 46 por cento das vias (280,62 km) e em mau estado estão 25 por cento das vias (151,78 km).
Conclui-se, assim, que quase metade dos arruamentos do Município de Aveiro necessita de intervenção imediata ou a curto/médio prazo, o que sendo um cenário preocupante, exigirá um esforço financeiro da CMA para realizar as intervenções necessárias para reparação e conservação desses arruamentos de cerca de 15 milhões de euros.
Para o efeito, está já a ser desenvolvido um trabalho de planificação do investimento, estabelecendo fases de acordo com a urgência da intervenção, e gerindo os graves constrangimentos financeiros e legais em que vive a CMA.
O Município, considerando a necessidade de optimização de procedimentos internos, implementando uma política de gestão e acompanhamento do estado de conservação dos arruamentos municipais e de um rigoroso planeamento de investimento, criou uma Equipa de Trabalho interna, assumindo como principal objetivo a realização do levantamento e caracterização dos 615 km de arruamentos (aproximadamente) do Município de Aveiro.
O procedimento adoptado consistiu num trabalho de campo com visitas aos locais, atribuindo diferentes níveis de caracterização do estado de conservação, juntando-se uma proposta de intervenção com o respetivo orçamento. Foi ainda ponderada a utilização da solução construtiva mais adequada ao local de acordo com o tráfego existente.