
O Museu Arte Nova de Aveiro tem patente a exposição “Ofereço-te as minhas fábulas…”, do escultor Francisco Santos, com a presença do artista que dará as boas vindas e fará uma visita guiada a todos os presentes.
Na galeria das peças escultóricas, em vidro, encontram-se figuras mitológicas e as que homenageiam as mulheres, entre outras obras representativas do universo criativo do vitralista e pintor conimbricense. Uma exposição que promete constituir-se como uma encenação de espaços e volumes, de jogos de luz e de reflexos multicolores.
Francisco Santos é licenciado em pintura, na ESBAP. Estuda vitrais e escultura em vidro na Oficina do Mestre Vahamona-Canadá e fusing e cerâmica com Mestre J. Santilli, em Itália. Este é mais um passo de uma longa caminhada traduzida em Exposições diversas, nomeadamente Canadá, França e Portugal. Paralelamente à atividade de escultor em vidro, Francisco Santos desenvolve, também, trabalhos em vitral e pintura. Executa obras para residências particulares no país e no estrangeiro. Salientem-se algumas: Igreja da Misericórdia de Penalva do Castelo; Fundação Bissaya Barreto, Tocha; CEDILE-Centro de Diagnóstico de Leiria; Escola Profissional Diogo de Azambuja, Montemo-o-Velho; Igreja da Gesteira, Soure; Igreja de Chãos, Tomar Igreja das Meãs, Igreja de Arazede.
As suas últimas exposições individuais foram: “Dispersões” - Figueira Shopping - Figueira da Foz, “A Malangatana” - Galeria Augusto Pereira - Montemor-o-Velho, “A Arte do Fogo” – Alcobaça, na Casa da Cultura – Nazaré, Projeto “Itinerâncias”: Casa dos Matarrachos/Mangualde – Galeria Osiris/Caldas da Rainha e “O Afinador de Silêncios” – Câmara Municipal de Lisboa. Está representado no Museu do Vidro da Marinha Grande, no Museu Escolar de Marrazes – Leiria, na Associação Fernão Mendes Pinto, na Associação Diogo de Azambuja, na Fundação Bissaia Barreto, na Biblioteca Afonso Lopes Vieira, no Instituto Politécnico de Leiria, na Câmara Municipal de Mangualde e na Câmara Municipal de Lisboa.
A exposição fica patente até ao dia 25 de outubro.